Além de ganhos em produtividade e controle preciso das operações,programa viabiliza uma gestão assertiva da eficiência dos equipamentos

A Totvs apresentou a sua nova solução voltada ao segmento de manufatura, que tem a parceria da PPI-Mustitask, companhia especializada há 27 anos em softwares de automação para a indústria. O objetivo do programa é viabilizar o aumento da produtividade e a redução significativa de gargalos da produção.

O Totvs MES (Manufacturing Execution System) automatiza a coleta de dados das máquinas da fábrica, permitindo o apontamento online de ordens de produção, consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção. As informações e os indicadores de desempenho são apresentados em tempo real para facilitar e tornar a sua gestão mais assertiva. O software faz a leitura dos sensores das máquinas e, por monitoramento constante, identifica gargalos, como falta de matéria-prima, perda de ritmo ou uma parada inesperada, gerando alertas às áreas de apoio para a rápida resolução do problema.

Por contar com integração nativa ao software de gestão da empresa, a solução garante uma troca transparente de dados e elimina o apontamento manual da produção. Dessa forma, além de não demandar um profissional dedicado a essa tarefa, a tecnologia também mitiga possíveis erros no registro e transcrição das informações, que passam a ser enviadas automaticamente ao ERP.

O programa também viabiliza o controle do consumo real e do estoque em processo, incluindo a rastreabilidade dos lotes de matérias-primas. Com isso, além de manter as operações em perfeito andamento e reduzir as diferenças de inventário, a empresa consegue fomentar a sua produção por meio da gestão online da eficiência dos equipamentos.

“A precisão dos dados obtidos por meio do Totvs MES permite o correto planejamento e administração do chão de fábrica, tornando a gestão mais ágil e assertiva. Nosso objetivo é apoiar as indústrias para que tenham uma operação sólida e um crescimento contínuo dos seus negócios”, finaliza Vladimir Michels, diretor do segmento de Manufatura da empresa.

Fonte: Revista Minérios & Minerales