Vista da mina El Teniente, da Codelco, no Chile
Codelco, gigante estatal de mineração do Chile, escolheu a Tenova Mining & Minerals para suprir um sistema de transporte em larga escala para expansão da Mina de El Teniente. O sistema conecta um novo corpo de minério às instalações de processamento existentes, que na sua fase final vai transportar minério de cobre primário triturado com capacidade de 12.000 t/h. Operando a uma velocidade de 6 m/s, a correia transportadora de 2 m de largura do sistema vai levar o minério ao longo de um trajeto de quase 12 km de extensão. Os três principais transportadores, um de 9.000 m ao longo do túnel e outros dois instalados em subidas íngremes (15o) com 1.000 m de comprimento, terão capacidade para alimentar tanto as pilhas de estocagem existentes quanto as novas no futuro.
O contrato também envolve a expansão da linha do transportador existente. Os trabalhos de implantação serão executados em apenas quatro dias de parada. A engenharia de implementação tem fundamental importância para o sucesso desse projeto e está incorporada em todos os aspectos do contrato.
Apesar da linha de motores elétricos convencionais apresentar eficiência combinada com velocidades variáveis e proporcionar benefícios a longo prazo para o projeto, o Gearless Drive utilizado pela Codelco, que também possui estas mesmas características, inova com o benefício de consumo menor de energia e desgaste reduzido dos transportadores, em função do aumento dos custos de energia elétrica.
Com a execução desse novo sistema de transporte, as operações na Mina de El Teniente, no Chile, tenderão a ocorrer inicialmente a velocidades mais baixas, de acordo com as capacidades de transporte mais reduzidas dos primeiros anos de produção. Isso irá minimizar ainda mais os custos com os serviços de manutenção – que já tendem a ser reduzidos, devido à combinação de alta eficiência e confiabilidade dos Gearless Drives.
Embora os Gearless Drives ou motores elétricos convencionais sejam uma tecnologia comprovada em sistemas como moinhos, guinchos, etc., sua aplicação é relativamente nova em projetos de transportadores. A TMM, em parceria com a ABB, integrou tais características junto com os Gearless Drives, que tiveram suas especificações standartizadas para sistemas de motores elétricos convencionais por um longo tempo – por exemplo, a facilidade de alinhamento e na substituição do acionamento. O objetivo foi reduzir a quantidade de trabalhos de instalação e manutenção no campo para que os Gearless Drives quando necessário possam ser reparados nas oficinas.
O Gearless Drive é montado sobre uma estrutura especial com tambores normalizados, outra característica importante. A configuração dos motores elétricos convencionais pode induzir a muitas forças significativas dentro dos tambores, que já causaram sérios problemas no passado. Este problema foi eliminado com o uso dos Gearless Drives.
As facilidades de manutenção com o uso do Gearless Drive têm proporcionado um conceito de confiança entre as equipes de manutenção, face os antigos motores elétricos convencionais. Particularmente neste contrato, o transportador a ser implantado ao longo do túnel foi projetado para ter a sua resistência minimizada ao movimento, garantida pelo alinhamento exato através da estrutura especial dos transportadores e o uso da baixa resistência ao movimento na banda de borracha da correia.
Os dois transportadores ascendentes em sua fase final serão equipados com quatro acionamentos de 2.500 kW cada. E em particular, apresentaram alguns desafios em relação ao serviço de manutenção dos roletes de 45 kg e 65 kg ao longo dos transportadores, devido ao seu difícil acesso no interior dos túneis, que levaram ao desenvolvimento de uma solução dedicada à manutenção e combater aos riscos de acidentes.
Por essa razão, a TMM desenvolveu um sistema exclusivo para atender esses tipos de transportadores. Um carrinho compacto, sobre trilhos, especial para manutenção e equipado com um pequeno guindaste capaz de sustentar todo o peso dos rolos e colocá-los na posição final, foi projetado para operar de acordo com a seção transversal do túnel. Ele foi dimensionado para transportar os rolos de reposição, ferramentas especiais e até quatro técnicos e possui sistemas de freios de emergência e grampos de ancoragem para promover a segurança da equipe de operação e manutenção, e garantir que os procedimentos de troca dos rolos ocorram de forma fácil e segura.
O foco da TMM na segurança, manutenção, disponibilidade dos sistemas e combinação de tecnologia comprovada com os últimos avanços em projetos de transportadores, contribuiu de forma diferenciada para o sucesso do Gearless Drive neste projeto em particular e para sua implantação no mercado em geral.
Sistema de transportadores de correia no mundo
O Grupo Tenova Mining & Minerals (TMM), composto pelas empresas Tenova do Brasil, Tenova Delkor, Tenova Bateman, Tenova Bateman Tecnologies e Tenova Pyromet têmknow howna fabricação dos mais diversos tipos de transportadores, com histórico de mais de 1.500 transportadores em operação em todo o mundo.
A TMM fabrica diversos modelos de transportadores, como Transportadores de Correia Convencionais, Transportadores de Correia de Longa Distância, Transportadores Tubulares, Sistemas e inclusive transportadores mais modernos como os Gearless Drives.
Os transportadores produzidos pelo Grupo são projetados para o transporte contínuo de materiais a granel, escavados ou britados, obedecendo às propriedades dos materiais e as condições climáticas do local de instalação. Podendo ser fixos, móveis, fechados, com velocidades variáveis, operando em altas velocidades, instalados em curtas ou longas distâncias, ou montados sobre vias-férreas, trilhos e túneis. A largura da correia pode
alcançar até 3,6 m e a velocidade
máxima pode atingir 10 m/s.
No Brasil, a TMM forneceu transportadores de correia para as principais instalações de minério de ferro do país como a Mina de Carajás e Serra Sul no Pará, Brucutu em Minas Gerais, e Complexos Portuários, como de São Luiz, MA, Vitória, ES, Trombetas e Barcarena, PA, com capacidade máxima de transporte equivalente a 23.500 t/h registrada nos últimos anos.
Últimos Comentários