A mineradora canadense com operação no Brasil Sigma Lithium informou que obteve, no dia 31 de março de 2023, a licença ambiental de operação (LO), documento que faltava para o início da produção na mina Grota do Cirilo, em Minas Gerais. Com isso, a empresa inicia a produção, nos próximos dias, de lítio grau bateria, tipo “high grade”. As baterias são fabricadas ainda com níquel, cobalto e manganês (NCM), que permitem mais autonomia aos veículos elétricos, acima de 400 km.

Em sua primeira fase, o projeto da Sigma deve produzir 270 mil toneladas de concentrado de lítio ao ano (37 mil de carbonato de lítio-LCE). Há mais duas fases em andamento, previstas para iniciar a instalação em junho ou julho. O plano é chegar a 766 mil toneladas/ano de concentrado em 2024.

“Após uma inspeção bem-sucedida da SUPPRI em fevereiro de 2023, o certificado LO número 4078 foi emitido, concluindo assim o processo de licenciamento e aprovando a Sigma Lithium para iniciar as operações comerciais em sua Fase 1 Mina e Planta Greentech”, informou a empresa, em comunicado.

A Sigma também divulgou que o comissionamento do circuito de separação de meio denso (“DMS”) da Fase 1 de sua planta Greentech permanece dentro do cronograma, com a produção inicial prevista para começar anda neste mês de abril.