O engenheiro de minas Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa foi empossado na tarde desta quarta-feira, (12), pelo ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, no cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral. A solenidade realizada no Ministério de Minas e Energia, contou a presença do ex-diretor-geral, Miguel Nery, autoridades do governo, deputados, senadores e dirigentes da Autarquia.
Em seu discurso na cerimônia, Dâmaso agradeceu a confiança do governo e prometeu trabalhar intensamente durante sua gestão a frente da Autarquia. "Agradeço a confiança depositada em mim. Não vou medir esforços para desenvolver um bom trabalho no DNPM e contribuir para o desenvolvimento do setor mineral.", afirmou o novo diretor-geral.
Márcio Zimmermann, ministro interino, destacou a importância do Brasil no setor mineral e parabenizou o ex-diretor-geral, Miguel Nery, pelo trabalhado desempenhado nos últimos anos. "Gostaria de dar boas-vindas ao Sérgio e lembrar que ele assume num momento importante em que o governo discute um novo marco regulatório para o setor e a transformação do DNPM numa agência reguladora. Tenho certeza que ele irá se juntar à equipe do DNPM e do ministério para ajudar a área de mineração atingir seus objetivos", disse o ministro.
Sérgio Dâmaso é engenheiro de minas, formado pela Universidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, com pós-graduação em Avaliação Técnica e Econômica de Projeto Mineiro pela Escola Nacional Superior de Paris, na França. Também é pós-graduado em Engenharia de Barragens (Geotecnia) pela Universidade de Outro Preto, além de Engenharia Ambiental pela Ietec em Belo Horizonte.
Antes de assumir a diretoria-geral, Dâmaso ocupava o cargo de Superintendente da Autarquia em Minas Gerais e já havia exercido o cargo de diretor de Fiscalização da instituição entre 2001 e 2003.
Fonte: Padrão