Com o objetivo de obter contribuições para o aprimoramento do Modelo Metodológico para Implantação de ZPTM (Zonas de Processamento e Transformação Mineral), a J.Mendo Consultoria, especializada no setor mineral, irá promover no dia 20 de Agosto, na Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMINAS, em Belo Horizonte (MG), o seminário “Estímulo ao adensamento da cadeia produtiva mineral – proposta do governo federal de implantação de ZPTMs”.
De acordo com José Mendo Mizael de Souza, Presidente da consultoria, o seminário, que é exclusivo para convidados, visa consolidar o “Modelo Metodológico de Implantação de ZPTMs” que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento equilibrado e sustentável do País, com reflexos positivos na região de sua implantação.
“As ZPTMs têm como premissas o estímulo ao adensamento da cadeia produtiva mineral, a jusante, com agregação de valor à produção mineral, e a montante, com o fomento à diversificação das atividades econômicas e da base produtiva, tudo com vistas à obtenção de impactos positivos, territoriais e socioambientais e à melhoria continuada da governança da cadeia produtiva de base mineral”, afirma Mendo.
Entende-se por “ZPTMs” as zonas a serem incentivadas nas áreas de intensa atividade mineral, associadas às Áreas de Relevante Interesse Mineral – ARIMs (CPRM/MME), aos polos estratégicos de desenvolvimento do Estudo da Dimensão Territorial do Planejamento (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG) e à REGIC – Rede de Influência das Cidades (IBGE).
A proposta preliminar de um “Modelo Metodológico de Implantação de ZPTMs”, elaborada pela J.Mendo Consultoria, foi a vencedora do Pregão Eletrônico Ministério de Minas e Energia (Nº 18/2014), para a execução do Projeto ZPTMs. Seu conteúdo, que será apresentado no seminário, derivou de uma série de estudos técnicos, econômicos, socioambientais, demográficos e de geração de renda e de riqueza, tendo como alicerce os bens minerais e seus efeitos.
Mais informações: mendodesouza@jmendo.com.br
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários