Vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, participou da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), localizada na capital paulista
A FPAM tem como objetivo dar suporte político para a indústria mineral paulista, estimulando o seu desenvolvimento.Em seu discurso, o secretário parabenizou a retomada dos trabalhos da FPAM pelo seu atual coordenador, deputado estadual Roberto Morais. França também elogiou a atuação do ex-deputado estadual João Caramez, que foi autor da iniciativa, em 2006, e responsável pela coordenação da ação até o início de 2015.Na oportunidade,osecretário explicou que a frente permite que o setor se articule em São Paulo para dar exemplos ao País e estimular o crescimento econômico. “Assim como outras atividades, o segmento de mineração enfrenta desafios diante da atual situação econômica. Ao lançar a FPAM, o parlamento paulista oferece uma importante ajuda para essa luta, porque São Paulo é um Estado que oferece condições para o desenvolvimento dos negócios com serenidade, permitindo que os empresários se planejem, servindo de exemplo para todo o Brasil”, frisou.
Com mais de 2.800 minas em operação, São Paulo é o 4º produtor de minerais do País e o maior consumidor de bens minerais do hemisfério sul. O setor movimenta mais de 1 bilhão de dólares, com cerca de 95% da extração concentrada em areia, brita, calcário e argila.
Renovada na atual legislatura, a FPAM vai dar sequência aos trabalhos já desenvolvidos, contando com a colaboração de representantes do setor, da iniciativa privada, dos órgãos governamentais, de técnicos e especialistas, na busca de soluções para os desafios enfrentados pelo segmento paulista, garantindo o suprimento contínuo e seguro de recursos minerais para essa e para as futuras gerações.
São membros efetivos da FPAM os deputados estaduais Roberto Morais, Ana do Carmo, Carlão Pignatari, Carlos Cezar, Davi Zaia, Ed Thomas, Edmir Chedid, Estevam Galvão, Itamar Borges, Roberto Engler eRoberto Massafera.A FPAM também é composta pelos deputados estaduais,comomembros apoiadores, André do Prado, Antonio Salim Curiati, Barros Munhoz, Edson Giriboni, Fernando Cury, Hélio Nishimoto, Jorge Caruso, Leci Brandão, Luiz Carlos Gondim eOrlando Morando.
Fonte: Redação MM