Os finalistas do Swedish Steel Prize 2018 foram nomeados, revelando quatro conceitos inovadores de design que utilizam aço de alta resistência para alcançar o melhor desempenho possível. O ganhador será anunciado em uma cerimônia no dia 24 de maio em Estocolmo, na Suécia.
“Nós nomeamos quatro finalistas com perspectivas bastante diferentes sobre inovação que o júri considerou impressionante. Eles variam desde características completamente novas de produtos até aplicações que desafiam o design tradicional usando materiais modernos”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de R&D estratégicos da SSAB.
CTE Spa, na Itália, desenvolveu um pequeno elevador aéreo montado em caminhões de extraordinária versatilidade, altura e alcance. O sistema de lança compacto tem um mecanismo de giro exclusivo e elevado que oferece a capacidade adicional de manobrar em torno dos cantos, dando acesso a espaços confinados onde as soluções tradicionais falham. Um projeto cuidadosamente considerado, bem como a otimização de todas as seções transversais da lança e o uso de aço de alta resistência, tornaram isso possível.
JAK Metalli Oy, na Finlândia inventou um princípio único de corte para a limpeza de vegetação à beira da estrada, que fornece uma operação muito mais controlada para pequenas árvores do que as britadeiras de corrente convencionais. O design inovador utiliza o potencial do aço de alta resistência. Isso resultou em uma cabeça de corte leve que permite produtividade e um ambiente de trabalho mais seguro, combinado com consumo de energia, bem como custos operacionais extremamente baixos.
Mantella S.r.l., na Itália, fez um design exclusivo e uma solução inovadora de carroceria e chassi que representa uma geração totalmente nova. Foi possível graças a um trabalho de design especializado e métodos de produção inteligentes, em combinação com as vantagens do aço de alta resistência e resistência ao desgaste. Este novo e leve reboque melhorou a estabilidade, reduziu os custos operacionais e aumentou a eficiência do transporte.
Com um conceito de projeto modular quase sem soldagem, a Trufab Global, Austrália, criou um vagão de grão flexível e leve que permite que a montagem final seja feita no local. Utilizando módulos, tamanhos diferentes podem ser facilmente entregues, enquanto a manutenção também é simplificada. Esse novo vagão reduz o custo e aumenta a eficiência da produção tanto para os produtores, bem como para os usuários finais.