Ana Lúcia Frezzatti Santiago, diretora da ESA Socioambiental Consulting e doutora em Licença Social para Operar, acaba de lançar o livro “Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social”.

O trabalho é resultado de uma ampla pesquisa sobre o tema, envolvendo estudos de especialistas do Canadá e Austrália, líderes no assunto e comparação com o contexto brasileiro na geração de novos modelos de gestão, além de críticas ao uso da LSO em países em desenvolvimento que apresentam alto índice de vulnerabilidade social.

O livro traz um olhar crítico para a LSO à luz dos crescentes desafios nas relações entre empresas de mineração e comunidades locais e apresenta modelos e índices de gestão que integram as características específicas do contexto local e facilitam o envolvimento das comunidades locais, resultando em uma confiança crescente na empresa para uma LSO mais robusta.

“O setor mineral em âmbito mundial enfrenta desafios relacionados à confiança e aos impactos das suas operações. Os impactos do setor mineral, já bastante conhecidos, assumem uma nova dimensão devido à proporção que adquirem quanto à impossibilidade de cálculo e de controle. Acima de tudo, muitas vezes, transcendem jurisdições territoriais e avançam, no tempo, para outras gerações, como no caso das tragédias de Mariana e de Brumadinho”, afirma Ana Lúcia Frezzatti Santiago.

[themoneytizer id=”24055-1″]