Equipe de engenharia de manutenção da Votorantim Metais Unidade Vazante, em Minas Gerais, desenvolveu projeto visando a aumentara confiabilidade no sistema de filtração
Por Silvana de Campos, da Votorantim Metais*
Com o trabalho desenvolvido em 2012 utilizando a metodologia Lean Six Sigma na Votorantim Metais Unidade Vazante, as equipes de operação e manutenção, juntamente com o apoio do Sistema de Gestão da Unidade, conseguiram estabilizar o processo de filtração do Concentrado de Zn Silicatado. Reduziram-se as interrupções corretivas e conseguiram atender o cliente final quanto à especificação de umidade do concentrado. Para a manutenção, o resultado foi positivo, pois conseguiu-se aumentar em média 25% o tempo entre manutenções preventivas e reduziu o MTTR passando de 5 para 3 dias. Outro ponto de destaque do trabalho foi a realização de treinamento da equipe de mantenedores, operadores, técnicos e engenheiros da unidade. O treinamento foi realizado com a orientação do fabricante do equipamento, que ficou na unidade para treinar a equipe e participar do levantamento das causas primárias.
A planta industrial da Votorantim Metais Unidade Vazante, possui instalados três filtros rotativos Tipo Belt 12”x 16”, que estão localizados no final do processo e era o gargalo da planta industrial, devido as constantes interrupções por: furos no tambor e nos tubos internos, desgaste de componentes do cabeçote do filtro, além de produzir com umidade acima do especificado. Visualizando esta oportunidade no ganho de operação e na manutenção, foi montada uma equipe multidisciplinar, para levantar todos os X’s do processo para serem analisados, priorizando-os, para em seguida, serem tratados. Com a aplicação da metodologia Lean Six Sigma, a equipe começou as reuniões semanais, estudando o desafio.
Com foco, a equipe analisou todo o circuito de filtração (bombas a vácuo,hidro ciclones, filtros rotativos e filtro prensa instalados nos sistema de filtração). Após entendimento do sistema, foram medidos os indicadores de tempo de paradas corretivas, gerado gráficos com o levantamento das principais falhas, realizado levantamento do custo com peças e manutenção.
Com metas claras e definidas, as ações foram implantadas e o resultado foi obtido. Segundo o gerente de Manutenção da Unidade de Vazante, José Sérgio Fraga, este trabalho gerou uma otimização de processos, reduziu custos e agregou conhecimento à equipe que mantém o trabalho de melhoria contínua no equipamento, para garantir a confiabilidade do sistema de filtração e, consequentemente da planta industrial.
A Unidade Vazante destaca-se pela produção de Zn silicatado, sendo a única mina do Brasil que processa este tipo de minério. Todo o minério produzido é transportado para a Unidade de Metalurgia da Votorantim Metais em Três Marias, para ser processado e formar os lingotes de Zn com altíssima pureza.
*Silvana de Campos, engenheira mecânica atua na área de engenharia de manutenção.
Últimos Comentários