AB Areias adquiriu escavadeiras da classe de 40 t da Liebherr para otimizar sua produção. Configuradas para maior alcance, com braço adaptado para a operação na lavra da AB Areias, as escavadeiras R 944 C da marca melhoram o processo produtivo.
Localizada em Pindamonhangaba (SP), a AB Areias é uma das maiores empresas de extração de areia do Estado e é para onde as escavadeiras foram destinadas. Com bancadas de extração que variam de 2,5 m até 15 m de altura, a lavra já utilizava escavadeiras de 32 t no carregamento das esteiras transportadoras, cuja produção é limitada a 450 t/h, de modo que tais escavadeiras eram capazes de suprir a produção. No entanto, o grande desafio do projeto era otimizar a produção da AB Areias com a redução da movimentação da moega, que pesa 6,5 t, aumentando a segurança da operação e melhorando a performance da mina como um todo.
A solução encontrada foi a adaptação de uma escavadeira da classe de 40 t, com a utilização de um braço mais longo, de 4,10 m. Dessa forma, o raio de operação da escavadeira foi aumentado, resultando no incremento da produtividade e na redução da necessidade de deslocamentos da moega, levando a uma considerável redução do custo operacional geral.
Além de melhorar a configuração operacional da mina, as R 944 C da Liebherr têm apresentado ótimos resultados quanto à performance, com ciclos de trabalho mais rápidos, favorecidos pela bomba de giro independente, pelo sistema de regeneração da lança e pela caçamba de 2,6 m³. O consumo de combustível também foi reduzido: o motor Diesel Liebherr de 258 HP, cumpre com as atuais normas de emissões brasileira Proconve MAR-I e apresenta consumo médio de 25,90 l/h neste regime de operação.
Essas foram as primeiras aquisições de escavadeiras Liebherr pela AB Areias, mas a empresa já era cliente da marca na linha de pás-carregadeiras, sendo que o grupo AB Areias possui uma frota total de nove pás-carregadeiras da empresa alemã de portes variados.
Últimos Comentários