Disseminado nas mais diferentes atividades industriais, o ruído é um conhecido agente físico de risco aos trabalhadores dos tempos atuais. Além dele, a vibração, calor e substâncias químicas também podem provocar ao trabalhador a perda auditiva. A temática é uma das principais preocupações do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Prova disso é a criação da categoria “Conservação auditiva – demonstrar evolução médica” no Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho em 2018. A premiação pretende chamar atenção nesta edição para a prevenção e estabilização das perdas auditivas ocupacionais no setor mineral, além de mostrar a progresso nos tratamentos da doença.
“O ruído, ao atuar sobre o trabalhador pode alterar processos internos do organismo, com consequências fisiológicas e emocionais. Em 2018, pretendemos premiar aqueles que estão atentos e dar publicidade ao tema. É importante saber se o segmento mineral está em dia com esta prevenção, se há uma redução no número de perdas auditivas pelo ruído ocupacional e quais são as novidades que estão sendo adotadas”, afirma a coordenadora do Programa, Cláudia Pellegrinelli.
Para o médico do trabalho, especialista em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia, Davi Ribeiro dos Santos, as mineradoras possuem iniciativas de prevenção, mas ainda estão aquém do objetivo principal de se ter o controle eficaz deste risco ocupacional de lesão irreversível do sistema auditivo.
Para ele o prêmio possui grande importância, pois vai despertar a atenção de todos para esse tema. “A eficácia dos Programas de Conservação Auditiva (PCA) depende do compromisso permanente de gestores, especialistas e empregados, com a progressiva redução do ruído no ambiente de trabalho, por meio de metas, planos estratégicos e ações coordenadas.
Essa será mais uma chance de estimular aqueles que trabalham no setor para darem mais atenção a doença”, analisa.
Entre as empresas participantes desta categoria estão:
- Anglo American com o case: Prevenir é o melhor remédio
- ArcelorMittal Mineração Brasil com o case: Programa mais saúde
(PCA) – Programa de conservação auditiva
- Ferro+Mineração com o case: Gestão do perfil clínico epidemiológico no PCA
- Vale com o case: Promoção da saúde auditiva – um olhar além da normatização
A Classificação do finalistas será anunciada no dia 20 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração (www.portaldamineracao.com.br). O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.
Últimos Comentários