Evento foi realizado em Belo Horizonte e premiou 21 projetos
Dezessete empresas dos setores de mineração e metalurgia que desenvolveram, no total, 21 projetos bem-sucedidos em segurança do trabalho, produtividade e preservação ambiental receberam o "13º Prêmio Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira", evento promovido pela revista Minérios & Minerales no último dia 5 de abril, em solenidade no Hotel Promenade BH Platinum, em Belo Horizonte (MG).
Companhias de todo país inscreveram mais de 90 projetos. As agraciadas neste "13º Prêmio Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira" foram Alcoa, AngloGold Ashanti, Bahia Mineração, CBA, Fagundes C. Mineração, Ferrous, INB, Ind. Carbonífera Rio Deserto, Kinross, Lamil, Mineração Caraíba, Mineração Descalvado, Mineração Vale Verde, Samarco, Vale, Votorantim Metais e Jacobina Mineração.
O presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), José Fernando Coura, explica que o Prêmio já se tornou tradição no cenário nacional e tem o objetivo de reconher e incentivar propostas inovadoras no setor minero-metalúrgico. Esta edição ganhou novas categorias para valorizar ações em diversos setores. São elas: Metalurgia, Projeto, Relações com a Comunidade, Lavra Subterrânea, Governança Coorporativa e Manutenção Industrial. Que se juntaram as já existentes – Segurança do Trabalho, Gestão de Projetos, Lavra, Processo e Meio Ambiente formando no total 11 categorias.
A comissão avaliadora foi composta por Décio Casadei, da Casadei Engenharia; José Mendo Mizael de Souza, da J. Mendo Consultoria e Joseph Young, diretor Editorial da revista Minérios. O grupo verificou como as propostas melhoraram a produtividade das mineradoras, garantindo a qualidade de vida dos funcionários. E, ainda, a forma como aliaram qualidade e economia à redução de impactos ambientais. Segundo Joseph Young, a premiação não reconhece apenas o desempenho das companhias, mas também dos profissionais da mineração que buscam eficiência com sustentabilidade.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas e a mesa diretora foi composta por, além de Joseph Young e José Fernando Coura: Alberto Pinto Coelho, vice-governador do Estado de Minas Gerais; Danilo de Castro, secretário de Estado de Governo de Minas Gerais; Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Luiz Fernando Faria, deputado federal e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados; Adriano Magalhães Chaves, secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais; Paulo Guilherme Tanus Galvão, chefe de gabinete do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Fernando Pereira de Carvalho, diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento do Serviço Geológico do Brasil – CPRM; Carlos Nobre, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
A premiação tem patrocínio da Metso e Tecnometal e apoio institucional do (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), DNPM, CPRM, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac) e CSCM da Abimaq.
Fonte: Padrão
Últimos Comentários