A empresa europeia de serviços de engenharia, projetos e consultoria Poyry, que faz parte do grupo Afry, agora passa a levar o nome de sua origem. A companhia passa a usar o nome do grupo e anuncia que seu foco será continuar atuando nos segmentos de infraestrutura, indústria, energia, digitalização, e, inclusive, mineração e metais.

Em entrevista à Revista Minérios & Minerales, Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da AFRY para Américas, contou que a mudança da denominação da companhia no Brasil não implica mudança de foco, e que apenas reflete o posicionamento global do grupo, representando a última parte de um processo que já teria começado em 2019. “O setor de mineração e metais é um dos mais importantes tanto no Brasil quanto globalmente. No País, nos últimos três anos, a AFRY registrou um crescimento no número de colaboradores – hoje são 600, o mesmo contingente que atua em Celulose & Papel, de um total de 1.500 profissionais – que atuam em todo o ciclo de desenvolvimento de projetos do setor, inclusive na modalidade EPCM”, explicou  Bellotti.

A Afry conta hoje com projetos em andamento em todas as principais mineradoras em operação no País, incluindo o contrato do projeto de ferroníquel da Araguaia Níquel Metais, subsidiária da Horizonte Minerals Plc., um dos maiores EPCM em execução no País atualmente.

Presente em mais de 45 países, a Afry foi criada em 2019, a partir da fusão entre a finlandesa Pöyry, fundada em 1958, e a sueca ÅF, fundada em 1895. A marca cria soluções sustentáveis, contando com mais de 19 mil especialistas. “Quando falamos em energia, sustentabilidade e digitalização, são todos serviços e projetos que são desenvolvidos para os diferentes setores de atividade, inclusive o de mineração. Com a missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável e sua visão de fazer futuro, a Afry segue focada em ajudar os clientes em sua transformação digital, em direção a uma operação economicamente competitiva e mais sustentável, e os apoiando em todas as fases do assessment da Indústria 4.0, da criação da fundação digital até a completa digitalização dos seus negócios”, complementa o presidente.

Segundo Fonseca, a mudança de marca também fortalece a posição de liderança da Afry em projetos de engenharia no mercado brasileiro, desenvolvendo soluções e projetos que atendem aos mais rígidos padrões ambientais, visando a adaptação, a mitigação e a redução dos impactos relativos às mudanças climáticas.

Com escritórios em mais de 10 cidades, no Brasil, a integração ao nome Afry também inclui a AF Consulting, divisão automotiva do grupo sueco. A companhia possui vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Nasdaq Estocolmo.