No domingo, dia 23, o Porto Sudeste começou a receber o minério de ferro que foi usado no primeiro embarque do empreendimento. Aproximadamente 80 mil t de minério foram trazidas por sete composições ferroviárias, vindas de Minas Gerais. Este comissionamento serviu como um grande teste de todas as estruturas e equipamentos do porto trabalhando em conjunto. De acordo com a programação, o navio graneleiro AM Ghent atracou no Porto Sudeste no dia 26 de agosto, onde permaneceu até a tarde de 02 de setembro, quando partiu carregado para a China.
“O Porto Sudeste é um dos mais importantes empreendimentos de logística desenvolvidos no Brasil. O terminal está integrado à linha ferroviária da MRS Logística, permitindo que o minério seja transportado até o litoral fluminense e de lá siga para o mercado internacional. Dessa forma, o empreendimento fortalece a logística do Brasil e viabiliza o escoamento da produção de minério de ferro nacional”, afirma Eugênio Mamede, diretor de Operações do Porto Sudeste.
O Porto Sudeste tem capacidade atual para movimentar 25 milhões tm de minério de ferro por ano, mas até o final de 2015 deverá atingir 50 milhões tm
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários