Porto de Tubarão recebe navio Vale Espírito Santo

O navio tem capacidade para transportar 400 mil t de minério e possui 361 m de comprimento e 65 m de largura

O Porto de Tubarão, em Vitória (ES), recebeu nesta última terça-feira, dia 30 de outubro, o navio Vale Espírito Santo, com capacidade para transportar 400 mil t de minério. Batizado em homenagem ao Estado que abriga o mais importante porto de exportação de minério da mineradora, o navio seguirá carregado para o Porto de Sohar, em Omã.
É o primeiro carregamento deste navio e a décima atracação de uma embarcação tipo Valemax em Tubarão, consolidando o projeto da Vale de preparar o porto para receber os maiores navios mineraleiros do mundo.
O navio Vale Espírito Santo foi encomendado ao estaleiro chinês STX Dalian Shipbuilding CO, tem 361 m de comprimento e 65 m de largura. Ele é um dos 18 navios já em operação, de uma encomenda de 35, entre próprios e contratados, feita em estaleiros da China e da Coreia, que serão entregues até 2013, com operação exclusiva para a empresa.
Os navios Valemax fazem parte da solução logística da Vale para ligar os terminais marítimos da empresa no Brasil a seus clientes asiáticos e europeus. De acordo com a mineradora, o objetivo é maximizar a eficiência das operações, reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as siderúrgicas e contribuir para a redução das emissões de carbono por t de minério transportada. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e eficiência operacional e contribuem com a redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada.
Até o momento, são sete os portos do mundo que recebem os Valemax. Os navios atracam nos portos de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas. Ao final de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil t disponíveis para realizar o transporte de minério de ferro – 19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.
Com a entrada em operação da segunda estação de transferência de minério, prevista para o primeiro trimestre de 2013, do centro de distribuição na Malásia e de toda a frota de navios Valemax, a Vale estará preparada para atender aos mercados asiáticos em igualdade de condições com seus competidores situados na região. Toda essa solução logística, englobando navios, estações de transferência e centros de distribuição, deverá estar em prática no início de 2014.

Fonte: Padrão