O modelo 1021F, também disponível no mercado brasileiro, foi a última aquisição da empresa,que já possuía o modelo 921F e as escavadeiras hidráulicas CX350C e CX470B.
A 1021F juntou-se a outras sete pás carregadeiras 921F que já operavam na pedreira ao lado das escavadeiras hidráulicas CX350C e CX470B, no carregamento de blocos de pedra para caminhões e para a área de produção. Para carregar pedras maiores e pesadas, a 1021F foi equipada com correntes para aumentar a tração nos pneus, além de uma caçamba especial com perfil V.
Especialmente concebida para trabalhar em pedreiras e outros ambientes que exigem força e potência, a 1021F demonstrou oferecer altos níveis de economia de combustível e confiabilidade. “Temos utilizado as pás carregadeiras Case por 17 anos e elas nos provaram ser robustas o suficiente para trabalhar em ambientes áridos como as nossas pedreiras. Sempre tivemos uma boa produtividade e a potência das máquinas é excelente para lidar com os grandes blocos de ardósia que extraímos. Para nós, a solução oferecida pela Case tinha melhor relação custo/benefício, pois além de um bom preço de compra, a máquina tem bons números de consumo de combustível e baixos custos de manutenção”, afirmou Ian Kelly, gerente da pedreira.
Máquina paraoperações severas
Com potência bruta de 320 hp e 24.399 kg de peso operacional, a 1021F é comercializada no Brasil desde 2013. “A máquina possui motor com três curvas de potência e quatro modos de trabalho, que permitem aos operadores ajustar a máquina de acordo com a aplicação, dando maior produtividade e economia de combustível”, destaca o gerente de Marketing para a América Latina, Carlos França.
A 1021F é equipada ainda com Cooling Box, um módulo de refrigeração do equipamento com ventilador reversível acionado de dentro da cabine. Segundo França, o ventilador reversível montado no Cooling Box, também presente em modelos menores de pás carregadeiras da marca, permite a limpeza de todos os trocadores de calor, mesmo com a máquina trabalhando.
Como opcional, a 1021F pode vir equipada com o sistema Ride Control, que amortece o movimento do braço da carregadeira no transporte, evitando derramamento de material.
Dois pontos da 1021F são importantes para a maior produtividade e menor custo operacional, explica França: o eixo dianteiro HD (Heavy Duty) com bloqueio do diferencial é um item opcional que fornece maior tração e menor desgaste dos pneus; e a manutenção diária é de fácil execução. “O capô tem acionamento elétrico, excelente acessibilidade e visualização dos pontos de verificação e manutenção”, explica.
O coração das pás carregadeiras Série F é o motor Case, com a maior potência da sua categoria e torque elevado para oferecer força em todo o ciclo de trabalho. As três curvas de potência (potência máxima, standard e econômica) e os quatro modos de trabalho (máximo, standard, econômico e automático) permitem que os operadores adaptem a potência do motor de acordo com o trabalho, obtendo assim o menor custo operacional.
O sistema hidráulico fornece força e velocidade elevadas, proporcionando maior produtividade e rendimento superiores.
Ficha técnicada pá carregadeira 1021F
– Potência do motor – bruta (SAE J1995)
320 hp (239 kW) a 1.800 rpm
– Torque do motor – bruto (SAE J1995) 1.479 N.m (150,8 kgf.m) a 1.200 rpm
– Capacidade da caçamba (standard):
3,63 m³ (4,75 yd³)
– Carga de tombamento (reta): 19.335 kg
– Carga de tombamento (articulada em 40°): 16.151kg
– Capacidade de levantamento (na altura máxima): 14.130 kg
Fonte: Case
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários