Painéis de distribuição de energia são isolados a ar

Equipamentos inteligentes aperfeiçoam operação de sensores de corrente e de tensão no painel de distribuição, gerando eficiência energética e economia operacional

A ABB apresentou ao mercado uma linha completa de painéis digitais de distribuição de média tensão (MV) isolados a ar para as subestações primárias durante a conferência Cired em Lyon, na França. O equipamento traz o conceito UniGear, que otimiza a operação de sensores de corrente e de tensão no painel de distribuição, combinada com dispositivos eletrônicos inteligentes e capacidade de comunicação aberta IEC 31850.

O UniGear se baseia no conceito “one size fits all” (solução única para todos os casos) que significa que não há nenhuma necessidade de mudar os componentes primários de média tensão caso haja alterações nas capacidades de carga. Desta forma se economiza tempo e dinheiro durante o planejamento e execução do projeto. Além disso, há ocupação de um espaço menor nas subestações, pois o sistema possui uma quantidade menor de peças energizadas. Portanto, as quedas de energia são menos frequentes e os esforços para a solução de problemas são reduzidos.

Segundo informações da empresa, as perdas de energia durante a operação são menores quando comparadas aos painéis de distribuição equivalentes. As perdas de transformadores de instrumento são eliminadas, gerando uma economia de aproximadamente 250 megawatts-hora ao longo de 30 anos de vida útil de uma subestação típica com 14 painéis UniGear ZS1, de acordo com exemplo apresentado no evento.

Mais de 500.000 painéis estão instalados em aproximadamente 100 países e são utilizados em locais de trabalho exigentes, tais como plataformas offshore, gás natural liquefeito (LNG) ou navios de cruzeiros e minas, e também nas aplicações industriais mais comuns como indústria de fabricação, subestações de companhias elétricas, usinas nucleares, usinas químicas, datacenters, parques eólicos, e arenas esportivas de grande porte.

O conceito está totalmente implementado em todo o portfólio de barramento único da UniGear de até 24 kilovolts e está disponível em painéis UniGear ZS1 12, 17,5 e 24kV, UniGear 550, UniGear 500R e também no Centro de Controle de Motores (MCC) da UniGear. A tecnologia foi incorporada primeiramente no painel UniGear ZS1, apresentado no ano passado.

Fonte: Revista Minérios & Minerales