Pesquisa anual da revistaMinérios & Mineralesfaz o retrato da mineração brasileira em 29 substâncias
Realizada pela RevistaMinérios & Minerales, o evento nesse ano premiou 24 minas levando em conta investimentos realizados e a posição norankingpor produção em 2012 dos respectivos bem minerais, além de fatores como produtividade, segurança e meio ambiente. A solenidade também foi palco, pela 2ª vez consecutiva,da homenagem especial da MSA do Brasil à mina que mais se destacou noquesito segurança, concedendo o Troféu John T. Ryan, criado em 1942 pela companhia e o Instituto Canadense de Mineração (CIM), para premiar as empresas com menores taxas de acidentes no mundo. A Metso foi co-patrocinadora da solenidade.
Em seu pronunciamento de abertura da solenidade, o diretor Editorial da RevistaMinérios & Minerales, Joseph Young, ressaltou o lançamento da campanha institucional, iniciada na edição da 200 Maiores Minas Brasileiras, que promove a importância dos minerais e metais na qualidade de vida da população. “Lembramos que os minerais estão presentes no cotidiano de todos nós, da casa onde moramos ao automóvel, do celular aonotebook, e até no cultivo de alimentos como matéria-prima de fertilizantes. A proposta da revista é,entretanto, mais ambiciosa e faz parte do projeto Minérios 40 anos, que comemoraremos em 2016”. Ainda conforme Joseph, o foco é conscientizar a sociedade da importância da mineração para a qualidade de vida e de que sem os suprimentos de minerais e metais, a civilização atual recuaria à Idade Média.
“Vale lembrar também que, a atividade produz e gera empregos, cumpre a legislação ambiental, reduz continuamente o consumo de água nova captada dos rios e recupera as áreas já lavradas com vegetação nativa. Isso grifa o fato de que sua produção assegura não só a qualidade de vida da população, mas também abastece uma vasta base industrial no país, a qual fornece desde equipamentos industriais a eletrônicos. Além disso, as minas pagam impostos, como, por exemplo, a Compensação Financeira sobre Produtos Minerais (Cefem), geram renda nas comunidades e movimentam uma extensa cadeia de fornecedores e, tal como o agronegócio é lembrado pelas exportações de grãos e a criação de riqueza nas fronteiras agrícolas, a mineração é o exemplo notório de uma atividade industrial que sustenta a qualidade de vida da sociedade e deve ser lembrada por essa contribuição”, finaliza.
Já o diretor administrativo do Sindiextra, Cristiano Parreiras, na ocasião representando José Fernando Coura, presidente da entidade e diretor-presidente do Ibram, abalizou as afirmações de Joseph Young e ressaltou em seu discurso que, “a mineração preserva áreas importantes e dá contribuições e passos firmes no sentido da sustentabilidade, procurando mitigar os impactos das suas atividades, potencializando os reflexos positivos das suas ações”.
“Imprescindível para o crescimento econômico da nação, a mineração brasileira tem grande potencial, possibilitado principalmente pelas reservas minerais volumosas disponíveis”, afirmou Paulo Sérgio Machado Ribeiro, subsecretário de Política Mineral e Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, representando o governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia. Ele reforçou o posicionamento do governo mineiro a respeito da observância de três pontos fundamentais no novo marco regulatório do setor: estrita observância da segurança jurídica, respeito aos direitos adquiridos, manutenção das atratividades para os investimentos do setor mineral, além de promover o desenvolvimento sustentável.
Estavam presentes no evento e compondo a mesa diretora, além de Joseph Young, Cristiano Parreiras e Paulo Sérgio Machado Ribeiro, o ouvidor do DNPM, Paulo Ribeiro de Santana, representando o diretor geral Sérgio Dâmaso, Marco Antônio Fonseca, superintendente Regional de Belo Horizonte da CPRM, Carlos Trubbianelli, vice-presidente da Abimaq/CSCH, Marcelo de Souza e Silva, secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Geraldo Jesus, Global Key Account Manager da Metso, e José Marcos de Lima, gerente de Negócios e Mineração da MSA do Brasil.
Considerada o Oscar da mineração brasileira, a Premiação das 200 Maiores Minas Brasileiras em 2013 contou com o patrocínio das empresas Metso e MSA do Brasil. Teve ainda apoio das empresas Fibraztech, Laboroil, Sandvik e Potencial Seguradora; e apoio institucional do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do
Estado de Minas Gerais (Fiemg), Governo de Minas, Secretaria de
Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac), também do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, (Simineral) e da Câmara de Cimento e Mineração da Associação de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
e;tica Mineral e Energética
Últimos Comentários