Houve mudanças substanciais na ETF-European Truck Factory. O caminhão multi-eixos MT240, para 240 t, que foi montado continua em Maribor, na Eslovênia, mas o pedido feito pela Vale expirou e há outras negociações em curso. O fundador da empresa, Eddy de Jongh, deixou a ETF e fundou a sua própria firma — EDF d.o.o. — também em Maribor, com o apoio do governo esloveno.

Esta nova fábrica está negociando um novo projeto de caminhão multi-eixos para 300 t, batizado de D54-300, que seria carregado por uma carregadeiras de rodas W-54-85, com caçamba de 85 t. O pedido potencial valendo 35 milhões de euros vem de uma mina de ferro da Ásia Central e vai empregar três caminhões e duas carregadeiras numa operação a ser iniciada em 2017. A ETF d.o.o. se encarregaria da produção da frota e sua manutenção e seria remunerada por tonelada de minério lavrado.

O novo projeto é similar ao anterior, mas incorpora uma série de modificações, como uma suspensão mais macia para permitir o uso de rodas de aço com perfil de borracha sólida, aumentando a carga útil por roda para 35 t e evitando problemas com pneus tradicionais. O motor terá potência de 680 kw, acionando motores hidráulicos de tração direta com um controle hidráulico centralizado para os eixos que elimina as mangueiras. O caminhão terá direção em todas as rodas e eletrônica embarcada atualizada.