Um dos objetivos da proposta de mudança na legislação mineral brasileira é aumentar o nível dos investimentos estrangeiros no Brasil, afirmou o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, durante a conferência América Latina Down Under 2013, que ocorreu em Sidney, entre os dias 29 e 30 de maio.
Segundo o secretário, além de incentivar a participação do setor privado, as novas regras vão contribuir para o desenvolvimento da produção mineral no país. “As mudanças são projetadas para fortalecer a nossa exploração mineral e fornecer um ambiente onde haja agregação de valor às atividades de mineração e transformação mineral”, disse.
Na ocasião, Nogueira falou também da importância e da representatividade do setor mineral no Brasil. “Somos um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo. Além disso, produzimos cerca de 80 produtos minerais, com um valor de produção de US$ 42 bilhões, em 2012”, afirmou Nogueira. As exportações do setor mineral no ano passado somaram US$ 34,1 bilhões.
Fonte: Padrão