Crédito: Layse Lacerda
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, participou de audiência da Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados. O objetivo da audiência era debater os impactos ambientais, financeiros e sociais do novo Código de Mineração. Na ocasião, Nogueira detalhou aos participantes da Comissão as principais mudanças propostas, entre elas, a criação do Conselho Nacional de Política Mineral e da Agência Nacional de Mineração.“O Ministério de Minas e Energia sempre defendeu que a Agência Nacional de Mineração tenha a mesma representatividade das demais agencias vinculadas, como a Agência Nacional de Energia Elétrica”, afirmou.
Nogueira destacou ainda que o governo federal busca consenso para aprovação da lei que atenda todas as regiões brasileiras e todos os bens minerais. “Estamos trabalhando para desenvolverum setor para que saia dessa monocultura de apenas um bem, que é minério de ferro. Nossa meta é diversificar a matriz mineral brasileira”, defendeu o secretário.
Também participaram da audiência o diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin; os deputados Leonardo Quintão, Arnaldo Jordy e Rodrigo de Castro, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Maria Amélia Rodrigues; e o assessor do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, José Eduardo Alves.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários