O Conselho de Política Ambiental (COPAM) aprovou no último dia 23 de março a Licença Prévia (LP) da pequena central hidrelétrica (PCH) Nova Brito, empreendimento da Novelis que deve substituir a atual PCH de Brito. Com capacidade instalada prevista de 23 MW, a PCH Nova Brito permitirá à Novelis elevar de 60% para 70% a capacidade de autogeração de energia elétrica para sua fábrica de alumínio primário em Ouro Preto (MG). “A busca por maior independência em relação à energia elétrica tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável de nossa operação de alumínio primário e, assim, gerar mais impostos, empregos e desenvolvimento para a região”, enfatiza Roberto Martins, gerente de projetos de energia da Novelis.

Martins ressalta que, além de contribuir com o equilíbrio do sistema energético brasileiro, a PCH Nova Brito irá assegurar melhorias na competitividade das operações da Novelis em Ouro Preto.

Líder na produção de produtos laminados de alumínio na América do Sul, a Novelis desenvolve também atividades de mineração de bauxita, produção de alumina, produtos químicos, alumínio primário e reciclagem.

Possui fábricas de alumínio primário em Aratu (BA) e em Ouro Preto, operações de produtos laminados em Pindamonhangaba (SP) e em Santo André (SP), além de nove usinas hidrelétricas, todas em Minas Gerais.