O governo do Paraná anunciou a construção de uma nova fábrica de cimentos em Adrianópolis (PR), que fará parte do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do governo do Estado.
O empreendimento, que terá investimentos de R$ 518 milhões e criará cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, será fruto de uma parceria entre a Companhia Vale do Ribeira (CVR) e a chinesa Citic Hic, uma das maiores fornecedoras de equipamentos de cimento do mundo.
A unidade terá 25 mil m2 construídos em uma área total de 250 mil m2. Segundo a CVR, a expectativa é de produzir em média 1.000.000 t de cimento/ano. As obras devem iniciar no segundo semestre de 2014 e a produção tem início previsto para junho de 2016.
O governador Beto Richa ressalta a escolha da cidade de Adrianópolis, um dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “É mais uma conquista para o Paraná. A instalação de uma importante empresa que vai garantir desenvolvimento acentuado em uma região que estava deprimida economicamente”, disse Beto Richa.
Segundo o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, nos últimos dois anos a realidade socioeconômica do município começou a mudar e o desenvolvimento já reflete a nova posição no ranking do IDH, que saltou da posição 396 para 331.
O programa é um dos principais fatores que resultaram na expansão industrial do Paraná e atraiu ao estado investimentos na ordem de R$ 25 bilhões, com a criação de 150 mil empregos diretos e indiretos.
Fonte: Redação MM