Novo modelo da Caterpillar foi desenvolvido para facilitar a manutenção e ter baixo consumo de combustível

A Caterpillar apresentou a nova motoniveladora 16M3, desenvolvida com o objetivo de proporcionar um aumento da eficiência no consumo de combustível e facilidade de manutenção, além de segurança e conforto ao operador. A máquina, que atende as diversas normas de emissão de motores no mundo, tem uma lâmina de 4,9 m e um peso operacional médio de 32.411 kg.

A 16M3 possui motor C13 Acert Cat, com um sistema de potência variável de 290-348 cv (216-259 kW). O motor está disponível em três configurações para satisfazer padrões de emissões japonês, europeu e americano. Uma função ECO foi projetada para melhorar a economia de combustível de 4 a 5%, otimizando a velocidade do motor a 1.900 rpm, sem comprometer o desempenho do equipamento.

Função ECO foi projetada para melhorar a economia de combustível de 4 a 5%

A máquina conta ainda com o sistema “Ok-to-Start” (pronto para ligar, em tradução livre) que verifica automaticamente as condições do líquido de arrefecimento do motor, assim como óleo do motor e níveis de lubrificação hidráulica, no momento que a chave é colocada na ignição.

A transmissão automática de marchas do equipamento utiliza a tecnologia power-shift, com oito velocidades de avanço e seis para trás (ré) e que envolvem o sistema Cat Advanced Productivity Electronic Control Strategy (APECS), projetado para suavizar as mudanças de velocidade e aumentar a produtividade.

Além disso, o torque de frenagem do 16M3 é quase 15% maior quando comparado à versão anterior (16M). Isso se deve ao aumento do diâmetro do disco de freio e da área do pistão. Adicionalmente, um novo indicador mostra o nível de desgaste do disco de freio, eliminando a necessidade de remover as pastilhas de freio para verificar o desgaste.

A cabine está equipada com um novo display touch screen colorido, que permite o operador monitorar o desempenho da máquina e monitorar informações de serviço. A nova tela permite também leituras de inclinação e a checagem dos níveis de fluído para escapamento a diesel (DEF, diesel exhaust fluid).

Funcionalidade padrão no 16M3, o Vital Information Management System Caterpillar (VIMS™) fornece dados em tempo real sobre a saúde da máquina e arredores, tendências, eventos e outras informações vitais da máquina.

Por fim, o sistema de câmera retrovisor apresenta imagens nítidas em uma tela de LCD localizada acima do espelho retrovisor. Também padrão é um indicador de cinto de segurança, que alerta o operador que o cinto não está preso e registra o incidente por meio de um código de falha.

Os principais intervalos de manutenção foram estendidos: os tempos de troca do filtro de ar e da pré-limpeza do motor têm o dobro da vida útil, quando comparado com o modelo anterior. Os intervalos de manutenção dos principais itens do sistema hidráulico, como os filtros de óleo, passaram de 500 para 1000 horas. Além disso, a troca do fluido de transmissão do eixo traseiro foi estendida de 1000 para 2000 horas.

Fonte: Revista Minérios & Minerales