A crise econômica mundial trouxe seus efeitos de forma mais direta para o oeste de Goiás através da decisão da empresa Votorantim ao adiar a extração e beneficiamento do níquel em Montes Claros de Goiás. Essa decisão foi anunciada oficialmente, nos últimos dias, para o prefeito Manoel Carlos, o Piuito.

Montes Claros de Goiás viveu momentos de euforia pois fora escolhida para ser a sede do beneficiamento do minério que existe em jazida que começa no município de Iporá e vai até Santa Fé de Goiás. Por estar estrategicamente situada no centro da extensão da área da jazida, seria brevemente em Montes Claros de Goiás a implementação da indústria mineradora.

O recuo da Votorantim foi “um balde de água fria” nos ânimos do mercado imobiliário e investimentos paralelos que já existiam para especular os dividendos da indústria de mineração. Do trabalho de prospecção a empresa demitiu todos seus funcionários em Montes Claros. Só vai continuar sendo feita as ações de regularização ambiental para que, em outra ocasião possa haver a extração e o beneficiamento sem ferir a legislação.