O secretário de Estado do Comércio Exterior do Reino da Bélgica, Pieter de Crem, visitou o Centro Treinamento do Ministério de Minas e Energia (MME) para participar do Curso sobre Diamantes em Bruto. O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira Junior, e o diretor de Fiscalização Mineral do DNPM, WLins Arcoverde, também participaram do evento.

O curso, iniciado no dia 29 de março, discute em parceria com a Embaixada da Bélgica temas sobre identificação, avaliação e origem de diamantes brutos, com enfoque nos diamantes brasileiros, além de abordar temas e atividades relacionadas ao Sistema de Certificação do Processo de Kimberley (SCPK).

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o SCPK articula com o governo, indústria e sociedade civil com a finalidade de disciplinar o comércio de diamantes em bruto e, dessa forma, evitar a utilização dos chamados “diamantes de conflito” para o financiamento de movimentos rebeldes e ainda mitigar os problemas advindos do contrabando deste bem mineral. No encerramento, marcado para o dia 08 de abril, o secretário Pieter de Crem, entregará aos participantes o certificado de conclusão do curso.

Diamantes em bruto

Esta é a segunda vez que o Ministério de Minas e Energia promove curso sobre diamantes. Em março de 2015, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu o ministro belga, no seminário sobre certificação de diamantes no âmbito do Processo Kimberley de Certificação de Diamantes em Bruto. No evento foi acordado a realização de um curso de diamantes ministrado pelo Centro Mundial de Diamantes da Antuérpia.

Foto: DNPM

Fonte: Redação MM