O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, deve anunciar na próxima quinta-feira um novo pacote de investimentos, cujo valor pode chegar a US$ 585 bilhões, para impulsionar a economia do país, afirmou o chefe do departamento de pesquisas do governo, Li Deshui, durante entrevista.
A notícia teve impacto direto no mercado de commodities, fazendo o preço dos metais, em especial o cobre, registrar forte alta. Na esteira do desempenho das commodities, as ações de companhias ligadas ao setor de mineração também engataram forte valorização.
Os destaques de alta do índice FTSE 100 da bolsa de Londres, onde são negociados os principais ativos do segmento, ficaram com os papéis de Kazakhmys (+19,6%), Xstrata (+14,8%), Eurasian Natural Resources (+17,1%) e BHP Billiton (+12,9%).
Economia
Na zona do euro, o indicador PMI (Purchasing Managers Index) referente a fevereiro foi revisado para cima, de 38,9 pontos para 39,2 pontos, mas ainda mantém-se abaixo do compilado no primeiro mês do ano, período no qual o PMI apontou 42,2 pontos. Vale lembrar que qualquer patamar abaixo dos 50 pontos revela uma contração no setor.
A confiança do consumidor no Reino Unido continuou próxima ao menor nível dos últimos quatro anos em fevereiro, segundo números divulgados pelo Nationwide Building Society. De acordo com a instituição britânica, o índice registrou no mês passado 43 pontos, um pouco acima dos 41 pontos observados na sondagem anterior.
Resultados
O Credit Agricole anunciou um prejuízo de ? 386 milhões durante o quarto trimestre do último ano. O principal responsável pelo resultado, segundo a instituição, é suas unidades na Grécia, que atualmente não são rentáveis.
A Holcim, segunda maior produtora de cimentos do mundo, também divulgou seus resultados trimestrais nesta quarta-feira, reportando um lucro líquido de US$ 254 milhões, ou 54% abaixo daquele registrado durante o mesmo período do ano anterior.
Fechamento dos principais índices europeus
O índice CAC 40 da bolsa de Paris apresentou valorização de 4,74% a 2.676 pontos, acumulando no ano forte baixa de 16,85%.
Enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres operou em forte alta de 3,81% atingindo 3.646 pontos e sua variação no ano acumula forte baixa de 17,78%.
A Bolsa de Frankfurt, apresentou uma forte alta de 5,43% , atingindo 3.891 pontos, acumulando uma desvalorização de 19,11%.
Fonte: Padrão
Últimos Comentários