Trocar experiências, compartilhar boas práticas e abrir caminhos para adquirir cada vez mais conhecimento. Esses foram alguns dos objetivos da Samarco ao visitar a Kinross e a AngloGold Ashanti, principais mineradoras produtoras de ouro no Brasil. O encontro reuniu em janeiro representantes de diferentes gerências das empresas para discutir atividades ligadas à operação das barragens das mineradoras, localizadas nos municípios de Paracatu e Nova Lima, ambos em Minas Gerais. Também compartilharam lições aprendidas sobre o assunto, o que possibilitou que o grupo refletisse e incorporasse melhorias aos processos relacionados à gestão de barragens nas empresas.

“Intercâmbios como este nos ajudam a entender melhor e discutir temas comuns às áreas visitadas e aos profissionais envolvidos, nos permitindo repensar conceitos, atitudes e ações. A Samarco é uma grande empresa, referência desde muito tempo nas questões relacionadas à comunicação e sustentabilidade e aprendemos muito com esta oportunidade”, destacou a gerente de Comunicação e Relações com Comunidade da Kinross, Fadwa Mohamadieh.

Esse movimento fez parte da rotina da gerência Geral de Geotecnia da Samarco ao longo de 2012 e continuará sendo uma prática comum durante 2013. A Samarco monitora suas barragens e melhorias são implementadas constantemente, como a automação dos piezômetros. O trabalho foi realizado pela gerência de Geotecnia de Barragens, com o apoio das áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Instrumentação, e modernizou o monitoramento das barragens, permitindo duas leituras por dia em tempo real e garantindo mais eficiência e segurança ao processo sem deixar de cuidar do meio ambiente.

Fonte: Padrão