De acordo com levantamento da consultoria inglesa Timetric, as mineradoras asiáticas têm aumentado os investimentos para a aquisição de softwares, visando aprimorar suas atividades de pesquisa e lavra. O estudo, feito pelo Centro de Inteligência em Mineração da empresa (Mining Intelligence Center), ouviu mais de 100 tomadores de decisão, que trabalham em minas na Índia, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Vietnã, Mongólia e Tailândia.

As áreas que mais receberam aportes de TI foram projeto de mina, gerenciamento de operações (programação e otimização) e controle e diagnóstico de máquinas e equipamentos. As mineradoras afirmaram também que pretendem elevar os aportes em programas computacionais das áreas de monitoramento ambiental, controle de emissões e sistemas anticolisão para frota móvel.

O estudo mostrou que as empresas procuram, com a utilização de softwares, aumentar a sua produtividade e obter uma otimização do uso de máquinas e equipamentos. Por outro lado, a maioria dos entrevistados afirmou não ter intenção em investir em veículos autônomos nos próximos dez anos.

“A pesquisa sinaliza para um incremento no uso de tecnologias de TI no setor de mineração da Ásia. O foco, com os softwares, está em melhorar o planejamento e produtividade das minas”, Nez Guevara, analista de mineração sênior da Timetric.

Fonte: Revista Minérios & Minerales