A mineradora BHP Billiton está mantendo seu volume de vendas apesar da contração econômica global, mas permanece preparada para reduzir a produção se for necessário, disse a empresa nesta quinta-feira.

A BHP Billiton, cujos mercados variam de minério de ferro e carvão a petróleo e cobre, afirmou em uma carta de final de ano a acionistas que seus volumes de vendas estão se mantendo apesar da queda dos preços de commodities e sinais de que a demanda global está se enfraquecendo com força.

– Não há dúvidas de que esses são momentos desafiadores para todos nós, disse o presidente Don Argus na carta, datada de 18 de dezembro. A incerteza nos mercados mundiais de commodities permanece
particularmente alta no curto prazo, e não esperamos ficar imunes a essas mudanças.

– Entretanto, temos um excelente relacionamento com o consumidor e até agora conseguimos manter substancialmente nossos volumes de vendas através de uma combinação de nosso contrato normal de longo prazo e negócios à vista.

Ele também disse que a BHP Billiton teve um balanço bastante forte, com dívida líquida de US$ 6,3 bilhões no final de outubro comparado com um valor de mercado de US$ 115 bilhões. A empresa também teve um forte fluxo de caixa para dar suporte a investimentos.

Mas, completou, ” se essas condições incertas persistirem e significativos cortes de produção se tornarem necessários, ou se qualquer uma de nossas operações ficar com caixa negativo e permanecer assim, vamos responder de acordo”.

O teste real para a BHP Billiton e outras grandes mineradoras virá quando elas negociarem os contratos do ano que vem, disse o analista de investimentos Peter Chilton, da Constellation Capital Management.
As mineradoras devem começar a negociar os contratos de minério de ferro e carvão nos próximos meses, e Chilton afirmou que especialistas estão prevendo grandes cortes de preços nos dois produtos.
Fonte: Padrão