Pioneira na extração e beneficiamento de areias quartzosas de cava em lavras a céu aberto, a Mineração Jundu completou em fevereiro 50 anos de atividades, voltadas ao beneficiamento de minerais não metálicos, atendendo aos mercados de fundição, vidro, cerâmico, petróleo e outros.

Para atender a necessidade de expansão de suas atividades a empresa concluiu importantes associações empresariais: com o Grupo Francês Saint-Gobain, em 1995, e em 2002, com a Unimin, empresa controlada pelo grupo belga SCR-Sibelco, que atua no mercado de areia industrial há mais de 130 anos.

Cuidados com o meio ambiente sempre ocuparam posição importante em seus planos estratégicos e recentemente, em fevereiro desse ano, o Sistema de Gestão Ambiental de sua planta de Analândia (SP) foi auditado pela Bureau Veritas Certification – Brasil e recomendado para certificação de acordo com a norma NBR ISO 14000-2004. O próximo passo será a certificação de sua planta de Descalvado (SP), prevista para ocorrer no final do ano.

A Mineração Jundu ocupa hoje a posição de maior produtora de areias industriais do Brasil e, acompanhando a evolução industrial mundial e dos mercados em que ela atua, pretende expandir suas atividades, buscando jazidas próximas aos mercados consumidores de seus produtos. Além disso, a empresa promete novidades ainda este ano relacionadas com uma nova unidade operacional e a ampliação de serviços laboratoriais aplicados.


Fonte: Padrão