Com 4 km de comprimento, 80 m de largura e profundidade de 1.400 m, Kiruna, da LKAB, no norte da Suécia, dentro do Círculo Polar Ártico, é a maior e mais moderna mina de minério de ferro subterrânea do mundo. A exploração no local começou a mais de 100 anos atrás, mas apenas um terço do corpo da mina foi extraído.
Uma extensa infraestrutura foi implantada no local para atender a produção, que gira em torno de 27,5 milhões t/ano de minério de ferro. A operação atualmente emprega 1.800 pessoas, das quais 400 trabalham na mina.
O minério extraído de Kiruna é magnetita, com 60% de ferro. A mina é dividida em oito áreas de produção, cada uma contendo sua própria passagem de minério e sistemas de ventilação. O minério é extraído usando o método sublevel caving – com subníveis espaçados em 28,5 m um do outro, verticalmente. O rendimento
por desmonte com explosivos é ao redor 8.500 t.
O nível principal de transporte em Kiruna situa-se a uma profundidade de 1.045 m. Sete trens de 500 t de capacidade cada, controlados a partir do nível de 775 m, transportam o minério até uma das quatro estações de britagem na superfície.
Os equipamentos de perfuração, LHDs e trens, com controle remoto, são amplamente utilizados. Após a detonação, as máquinas de carga e descarga (algumas das quais totalmente automatizadas) transportam o minério extraído, abastecem automaticamente os comboios de trem que operam no nível de 1.045 m.
Em 2013, a LKAB comissionou um sistema de transporte a uma profundidade de 1.365 m. Nesse caso, o minério é transportado através de comboios controlados remotamente para a planta de britagem. O material é então içado à superfície na profundidade aproximada de 1,4 km, verticalmente, em dois estágios. Por conta disso, a extração passou a ser realizada em mais duas áreas de produção.
Após a britagem primária, o minério é processado no complexo de Kiruna em uma planta de triagem, dois concentradores e duas plantas de pelotização.
Depois, os produtos são transportados por via férrea para os portos de Narvik (Noruega) ou Lulea (Suécia) para embarque.
[themoneytizer id=24055-16]
Últimos Comentários