52 mil t de minério serão extraídas de uma mina em Caçapava do Sul (RS)

O projeto de exploração mineral, desenvolvido pela joint venture formada pela Votorantim Metais Holding e Mineração Iamgold Brasil, no município de Caçapava do Sul (RS) avançou mais uma etapa. Audiências públicas, com foco esclarecedor, reuniram as comunidades próximas ao empreendimento. Atualmente a instalação está em fase de licenciamento ambiental.

Quando iniciarem as operações, a região se tornará um importante polo de mineração de zinco, cobre e chumbo. Estima-se que o depósito mineral possua 29 milhões de t de minério. A extração desses recursos acontecerá em uma mina a céu aberto, com vida útil prevista de 20 anos. Na etapa inicial, que vai até 2019, a companhia pretende investir R$ 322 milhões no empreendimento.

A produção estimada é de 36 mil t/ano de chumbo contido, 16 mil t/ano de zinco contido e 5 mil t/ano de cobre contido. O cobre e o chumbo serão exportados via Porto do Rio Grande. Já o zinco será transportado para as metalurgias da Votorantim Metais, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias.

Fonte: Redação MM