“Sossego 10 anos” é o tema da mostra fotográfica em exposição na Casa da Mineração em Belém (PA). Realizada pela Vale, em parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). Os visitantes poderão conferir a mostra fotográfica na Casa da Mineração, localizada na Travessa Rui Barbosa, nº 1536, entre as Avenidas Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, em Nazaré (PA).

A entrada em operação no ano de 2004 da Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, marcou o início da diversificação mineral da Vale. A unidade responde hoje por significativa participação na produção brasileira.

Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve a sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho.

O processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento, a produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas (PA), depois segue pela Estrada de Ferro Carajás ( EFC) até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo.

A mina do Sossego responde hoje por significativa participação na produção brasileira. De acordo com o Sumário Mineral Brasileiro divulgado no ano passado, a produção de cobre contido em concentrado no Brasil alcançou, em 2012, mais de 223 mil t. A Mina do Sossego contribuiu com cerca de 50% deste total produzido no País, colocando o Pará em posição de destaque do produto entre os demais estados brasileiros.

Em 2013, o Sossego produziu o total de 119 mil t de cobre contido em concentrado. E nos noves meses deste ano, a produção foi de 83,2 mil t do produto.

O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo hoje, atrás apenas do ferro e do alumínio, sendo largamente empregado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, como a televisão e o telefone celular.

Investimentos Sociais

Desde a fase da implantação do projeto, a Vale vem realizando investimentos no município de Canaã dos Carajás, que envolvem toda infraestrutura da cidade econtribuição para a melhoria dos serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, segurança pública, saneamento básico e infraestrutura de transporte. Ações que se somam à atuação da Fundação Vale e à implantação do Projeto S11D.

A cidade viveu uma mudança ao longo dos últimos anos. Foram investidos recursos da Vale na construção e melhoria do sistema de abastecimento de água tratada, construção de barragem de captação de água, da estação elevatória de Esgoto (ETEs), construção de rede de energia elétrica em comunidades locais, iluminação da cidade, construção e reforma de escolas e reforma e construção de Hospitais. E ainda a construção de centro profissionalizante, da Casa da Cultura, estádio municipal e do destacamento da Polícia Militar e da delegacia.

Na unidade também são empregadas tecnologias e ações para a preservação ambiental. O percentual de 99% de toda água empregada no processo de produção é totalmente reutilizado. O número representa uma redução anual no volume total de água captada de 900 mil metros cúbicos, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes por seis meses.

Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho, que formam reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre.

Fonte: Redação MM