Quase quarenta profissionais que lideram atividades de operação e manutenção na área de reciclagem participaram do evento Jornada de Reciclagem, que aconteceu na semana passada em Sorocaba (SP). Dividido em dois dias (15 e 16), o encontro foi altamente focado. O seminário aconteceu no Centro de Treinamentos da fabricante, incluiu visitas às plantas Equipamentos e Fundição e foi dividido em três temas: reciclagem metálica, reciclagem de resíduos sólidos e serviços disponíveis para o segmento.
Segundo Marcelo Motti, principal executivo da Metso no País, a Jornada da Reciclagem foi pensada para apresentar soluções inteligentes e diferenciadas, com base no conhecimento técnico que a companhia detém, combinado com seu capital humano. Entre as tecnologias apresentadas, o executivo destaca as unidades móveis de britagem da linha Lokotrack e os trituradores para resíduos sólidos M&J, ambas consideradas versáteis para atender demandas específicas do setor de reciclagem.
Reciclagem metálica
Anualmente, cerca de 500 milhões t de sucata de aço são recicladas ao redor do mundo, sendo que aproximadamente 30% desse material é processado por tecnologia Metso. Os dados foram apresentados pelo Gerente de Vendas de Equipamentos para Reciclagem da empresa, Karl Abude Scheidl, e não param por aí. O executivo também apontou que mais da metade da sucata processada em Shredders também é feita por equipamentos da companhia.
A linha completa para reciclagem de sucata metálica contempla os equipamentos das marcas Metso Lindemann e Metso Texas Shredder, incluindo as prensas dos tipos tesoura, enfardadeira e briquetadeira, bem como plantas completas de Shredders.
Reciclagem de resíduos sólidos
Para o processamento de resíduos sólidos em geral (tais como madeira, resíduo sólido urbano, resíduo perigoso, plástico, papel), o destaque ficou por conta dos pré-trituradores e triturados secundários Metso M&J. O modelo Eta©PreShred 1000M, por exemplo, está disponível em várias capacidades e versões, oferecendo – além da versão fixa – três diferentes conceitos de mobilidade: sobre esteira, montado sobre semirreboque ou roll-on/roll-off. Segundo apontado por Karl, os trituradores Metso têm capacidade para processar até 200 toneladas por hora de material e já tiveram sua eficiência comprovada em mais de 600 instalações em todo o mundo.
Britagem móvel sob esteiras
Outra linha apresentada pela multinacional foi a de conjuntos de britagem móvel sob esteiras Lokotrack, que podem ser utilizados em aplicações diversas, como na reciclagem de concreto, tijolos e asfalto. Uma das opções, o modelo Lokotrack LT1110, tem como base o britador de impacto Nordberg NP1110M. Especialmente projetado para aplicações móveis, a solução apresenta uma grande abertura de alimentação e construção robusta. Entre os diferenciais da tecnologia, destaca-se a facilidade de transporte, capaz de tornar pequenos contratos lucrativos.
Além da solução com britador de impacto, a Metso conta com soluções de britagem com mandíbulas e cones, e também peneiras, tanto em versões móveis sobre pneus quanto unidades fixas.
Serviços
A área de serviços também tem um papel predominante na atuação da Metso, representando 47% das vendas líquidas da empresa a nível mundial. “Nosso foco é estar cada vez mais próximos aos clientes, para compreender as necessidades do dia-a-dia e oferecer soluções completas que reduzam custos e melhore a performance das operações”, disse o Gerente Nacional de Serviços para Mineração da Metso, Carlos Petravicius.
O executivo ressaltou que as soluções em serviços da empresa são baseadas no profundo conhecimento da tecnologia e processo de cada cliente. “A Metso propõe que com uma eficiente gestão dos processos podemos proporcionar uma queda significativa no tempo de Ramp-UP e, consequentemente, redução nos custos e aumento nos lucros de nossos clientes”, complementa.
Durante o Workshop, Petravicius reforçou que, para os equipamentos de reciclagem, como é o caso de Shredders e Prensas, a empresa oferece assistência técnica especializada e altamente qualificada, instalação e supervisão de montagem de plantas de processamento de sucata, e treinamento de operação e manutenção. ”Também fazem parte da oferta Metso a realização de diagnósticos de problemas, monitoramento de processos e inspeção de componentes e peças de desgaste para melhoria de performance”, finalizou.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários