Com o objetivo de aumentar a participação no mercado de fertilizantes, a Metso que reforçar a presença da marca Faço, que reúne soluções de mineração, processo e misturadores, incluindo de britadores e vasos rotativos a válvulas de controle e automação, passando por transportadores de correias.

O Brasil é o quarto maior mercado de fertilizantes do mundo, consumindo cerca de 32 milhões t por ano, dos quais 70% são importadas. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e mostram um cenário de oportunidades para as empresas que fazem parte da cadeia de valor do segmento.

.“Reunimos produtos que podem ser aplicados nessa indústria e que estão agregados em três áreas, que são as de mineração, processamento de fertilizantes e misturadores”, explica Carlos Ivan Equi, vice-presidente da área de Sistemas no Brasil. O executivo lembra que a adoção da marca Faço visa recuperar o histórico positivo da fabricante no Brasil. “A sigla era a denominação para Fábrica de Aço Paulista, empresa adquirida pela Metso há alguns anos e que é bastante reconhecida pela qualidade dos produtos, argumenta.

Segundo ele, o mercado consumidor continuará crescendo nos próximos anos e, por essa razão, a empresa decidiu reinventar-se no segmento. “Sabemos que o horizonte de crescimento dessa indústria não é de curto prazo, bem como o nosso comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias para o setor”, explica.

A oferta concentrada na marca Faço engloba mais de duas dezenas de soluções. Na área de mineração, o foco são os britadores, peneiras, transportadores de correia, moinhos de bolas, células de flotação e bombas de polpa, que a empresa tradicionalmente oferece a diversos segmentos. Já a área de processos engloba a maior parte do portfólio e inclui desde moinhos de martelos e peneiras até os vasos rotativos. As instalações de recebimento de matérias primas e as plantas de mistura de grânulos fecham a terceira na área de soluções.

O rol de serviços para o segmento de fertilizantes, por sua vez, inclui três abordagens. A primeira delas são os estudos para aplicação de soluções no manuseio de materiais, produção de fertilizantes e de suas matérias primas. O segundo item do escopo de serviços envolve treinamento e manutenção de toda a linha de equipamentos. Os serviços de reformas de equipamentos da marca e também de outros fabricantes fecha o trio. Nesse último caso, as ações envolvem a atualização, repotencialização e manutenção de peneiras, transportadores e elevadores.

Fonte: Revista Minérios & Minerales