O custo com operação de desmonte de rochas é composto por um valor fixo (contrato de aplicação de explosivos) e outro variável (insumos utilizados), sendo os insumos responsáveis pela maior parte do total. Dentro dos insumos, o explosivo é responsável por 80% dos custos. Com isso, a forma mais efetiva de redução dos custos com desmonte de rochas é a partir da redução da razão de carga (kg /t) aplicada, que por si só, pode trazer prejuízos aos resultados de fragmentação e, consequentemente, custos associados às etapas seguintes de carga, transporte, britagem e moagem. Nesse contexto, reduzir os custos de desmonte de rochas é aplicar técnicas para otimização energética, de forma que a redução da razão de carga não traga prejuízos a fragmentação. Esse projeto na mina de Chapada alcançou redução em -9% na razão de carga (kg/ t), redução do P80 no minério e estéril em -4% e -2%, respectivamente, e economia financeira de R$ 4.037.768 no ano de 2019.

Autores: Thiago R. B. Couceiro, engenheiro de perfuração e desmonte, Ivanaldo Medeiros, supervisor de perfuração e desmonte, Paulo Henrique Lisboa, técnico de mina, Jhony Franco, técnico de mina, Igor Alberto de Melo Souza, coordenador de engenharia de operação,

Ana Clara Bicalho, engenheira de minas, Fábio Luciano Martins Resende, gerente de operação de mina, e Francisco de Assis do Carmo, coordenador de operação de mina.