Os ganhos em qualidade levam à redução do teorde corte na lavra de 60 % para 58 % de Fe
O estudo revela que a melhora da qualidade dos granulados, por meio de processamento mineral relativamente simples, pode gerar uma recuperação máxima da reserva, diminuindo a geração de rejeitos e aumentando a produtividade e sustentabilidade da mina, durante a fase de transição para minérios de qualidade mais baixa.
Os ganhos em qualidade levam à redução do teor de corte na lavra de 60 % para 58 % de Fe, mantendo as especificações dos produtos. Dessa maneira houve um aumento de 20 % nas reservas de granulados, que contribui para a sustentabilidade da operação da mina. Atualmente, considerando-se os processos de tratamento instalados, a lavra pratica um teor de corte de 60 % de Fe, para a faixa granulométrica dos granulados (>16mm). Blocos de lavra que contenham granulados abaixo desse teor são destinados às pilhas de estéril. O trabalho abordou a caracterização mineralógica, química e física desses granulados, além do comportamento em processos de beneficiamento em peneiramento a úmido, drum scrubber,jigue pneumático e logwasher.
Com os ganhos obtidos em qualidade nos produtos pela introdução de umlogwasher(AGGMAX da CDE Global), estima-se um aumento de 20 % em volume na reserva de granulados (>16mm), além de reduzir o teor de corte da lavra de 60 % para 58 %. Assim, parte dos granulados que hoje é destinado às pilhas de estéril passa a ser encaminhada à produção.
Últimos Comentários