No momento em que a Amazônia retoma a ser um dos principais temas discutidos no planeta, uma obra se expande pelo País com intuito de repercutir os projetos sustentáveis que contribuem para manter a maior floresta do mundo em pé. Levando um nome que já sintetiza seu objetivo, o livro “Os Caminhos da Amazônia Sustentável”, que já havia sido lançado em eventos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e  agora, terá seu lançamento na própria terra de seus personagens: na região Norte do Brasil, em Belém do Pará.

A obra será apresentada em dois eventos internacionais, organizados pelo  Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM): na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM), de 29 a 31 de agosto (https://exposibram2023.ibram.org.br/), e na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, de 30 de agosto a 01 de setembro, (https://amazoniaenovaseconomias.com.br/ ).

A Conferência, por exemplo, reunirá especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), líderes do governo da Grã-Bretanha, Colômbia, França, Londres e outras instituições internacionais, além de representantes de diversos Ministérios do Governo Federal, empresas multinacionais e organizações não-governamentais do País que defendem a região amazônica.

Ocupando um território de 4,196.943 milhões de km², crescem, na Amazônia, o total de 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul), segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Sendo assim, a floresta Amazônica representa 7% da superfície total do planeta e possui cerca de 50% da biodiversidade mundial, sendo considerada o “pulmão” do mundo”.

Diante de tamanha relevância, pela sua conservação aliada ao desenvolvimento socioeconômico, o livro “Os Caminhos da Amazônia Sustentável”, lançado em 2022, conta histórias de projetos que geram renda às famílias que vivem na floresta e ainda contribuem para a conservação da biodiversidade local. A obra, que na versão em português, pode ser acessada por aqui, em breve também está disponível na versão em inglês.

O projeto, produzido pela M3 Editorial, de autoria dos jornalistas Joseph Young, Juliana Sampaio e Aline Reskalla, terá também uma segunda edição ampliada em 2024, com uma versão impressa em Inglês, que irá contar novas histórias de quem investe na economia verde para fomentar um futuro melhor para o planeta, onde a Amazônia e seus povos originários desempenharão um papel crucial, para manter a floresta em pé.

Mais informações sobre o livro Os Caminhos da Amazônia Sustentável, acesse o website: www.amazoniasustentavel.net.