A LiuGong superou as suas metas de comercialização de produtos na América Latina nos últimos 12 meses (outubro/2010 e outubro/2011). O bom desempenho foi obtido em número de máquinas negociadas e também em receita, segundo Fernando Mascarenhas, presidente da LiuGong América Latina.

A meta da companhia para a região era comercializar acima de 1.400 unidades ao ano, número que mostra a importante presença das máquinas LiuGong na região. "Também registramos aumento nos resultados financeiros, refletindo tanto a ampliação do nosso mix de produtos quanto a evolução do nosso market share em áreas diferentes daquela que lideramos mundialmente", confirma o executivo.

Um dos destaques na América latina é o resultado das vendas de escavadeiras hidráulicas – equipamento de valor superior ao das pás-carregadeiras. "As pás-carregadeiras continuam sendo o nosso carro-chefe. Porém, registramos pedidos desde o menor equipamento até aquele de valor mais elevado", diz Mascarenhas.
Proporcionalmente, a América Latina consumiu, de janeiro a novembro, mais de 600 pás-carregadeiras e 200 escavadeiras hidráulicas. "Ainda há predominância de pás-carregadeiras, algo normal dentro do nosso perfil, mas no plano de vendas para a região não previa um volume tão alto de escavadeiras e o crescimento de 76% nesse setor foi uma grata surpresa", comemora o presidente da LiuGong LA.

Ele informa também que o mix de produtos da LiuGong não se restringe a essas duas linhas e diz que a linha de máquinas para construção civil registrou vendas de rolos compactadores, motoniveladoras, minicarregadeiras, retroescavadeiras e tratores sob esteiras. A linha de empilhadeiras também apresentou forte crescimento de vendas.

Destaques por país

Mascarenhas comenta que a LiuGong registrou desempenho interessante em cada um dos países latinoamericanos aonde possui operação, sempre através de distribuidores. "No Brasil expandimos a operação com a nomeação do concessionário da região Nordeste. Na Argentina, que é o nosso segundo maior mercado, caminhamos muito bem. Na Colômbia registramos uma evolução muito boa, graças ao nosso concessionário de altíssimo nível. Tivemos uma grande surpresa no Paraguai que, apesar de ser um mercado menor, apresentou resultado muito bom comparado ao que se esperava neste primeiro ano de operação do concessionário local. O Chile também vem apresentando bom resultado, e acabamos de fechar o contrato para envio de máquinas ao Uruguai", resume.

Centro de distribuição
Não por acaso, os investimentos da LiuGong na região, nos últimos 12 meses, se concentraram na abertura do primeiro centro de distribuição de peças, instalado no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Mascarenhas lembra que a manutenção do estoque local aumenta não só a capacidade de atendimento, como a agilidade no reparo das máquinas na região.

Também foi aportado um volume importante de recursos na contratação e no treinamento não só da equipe comercial da LiuGong como também dos profissionais ligados aos concessionários. "Outra iniciativa foi a criação da linha de crédito aos nossos distribuidores", completa Mascarenhas.

"Além disso, estamos anunciando a parceria com o Banco De Lage Landen Brasil, uma instituição financeira de primeiro nível, para oferecermos aos clientes do Brasil soluções financeiras diretamente nos pontos de venda, com planos específicos para o nosso tipo de produto", antecipa.

Para 2012, a LiuGong estuda a instalação de uma unidade fabril no Brasil, empreendimento que irá concentrar boa parte dos investimentos previstos para o ano. Porém, a fabricante não deixará de aportar recursos na instalação de centros de distribuição de peças em outros países da região, para simplificar a logística de atendimento aos clientes.

"Na China, estamos investindo na evolução tecnológica das máquinas e na adaptação dos equipamentos às necessidades dos países latinoamericanos. Já fizemos, por exemplo, uma adaptação no espaço interno, porque somos fisicamente maiores do que os chineses", aponta Mascarenhas, ao revelar que também está selando alianças com empresas de assistência técnica para expandir o atendimento ao cliente em todos os países em que a LiuGong possui operação.

Fonte: Padrão