O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem-MCTI) realiza nesta sexta-feira, 12 de agosto, o I Seminário sobre Lítio – Brasil com o objetivo de apresentar as perspectivas tecnológicas e de mercado para os compostos de lítio, com especial atenção ao atendimento das demandas do setor automobilístico (veículos elétricos e híbridos).
A iniciativa é pioneira e visa à criação de uma Rede de Pesquisas, Tecnologias e Desenvolvimentos do Lítio Brasileiro (PTD Lítio). O projeto é coordenado pelo professor Márcio Fiori da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que conta na equipe com pesquisadores do Cetem, Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia, Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), CPqD, Codemig e Fulguris.
As pesquisas do PDT Lítio têm como proposta agregar valor à cadeia produtiva do lítio brasileiro, por meio do desenvolvimento de tecnologias nacionais para extração, beneficiamento e purificação do elemento para utilização em produtos elaborados, além do desenvolvimento de tecnologias que empregam o lítio brasileiro como matéria-prima.
Na programação do evento, temas como “Minerais de lítio: recursos e reservas”; “Mercado Internacional de Lítio” e “Tecnologias emergentes para acumuladores de lítio e sua introdução nos principais mercados”.
O evento acontece no auditório do Cetem, na av. Pedro Calmon, 900, lha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro, a partir das 9h. Mais informações:cetem.gov.br