Processo aumentou taxa de alimentação em 20% e deve influenciar na maior vida útil dos demais componentes. Parceria também incluiu substituição de alimentadores da pilha pulmão,com aumento da confiabilidade na planta

Criada em 1993, a canadense Kinross Gold Corporation opera no Brasil e em mais sete países, empregando cerca de 8 mil profissionais. Sua mina de ouro no país, localizada em Paracatu (MG), é um dos exemplos de sucesso, sendo o empreendimento mais importante da cidade: responde por 10% dos empregos formais e é provavelmente a maior fonte de geração de tributos do município. Ativada em 1987, a mina teria uma vida útil até 2016. A data de exaustão, no entanto, foi estendida para 2040, a partir do projeto de expansão da mina iniciado em 2008. Com ele, a produção de ouro foi triplicada para 15 t, o que significa uma maior produtividade em toda a unidade e otimização em várias frentes desde 2008.

Uma das etapas de melhoria aconteceu com a participação da Metso e envolveu a troca das sapatas do alimentador principal da linha de processamento por peças com projeto de engenharia aprimorado. Instalado na Britagem da Planta 2, o alimentador tem a função de receber o minério lavrado e abastecer o britador. Exatamente em função desse papel, o equipamento passa por um monitoramento constante e a Kinross já tinha avaliado que havia necessidades de ajustes. O primeiro deles era aumentar a produção do alimentador. O segundo, ligado diretamente ao primeiro, era aumentar a vida útil dos rolos de retorno que, devido ao fato das abas das sapatas existentes serem muito delgadas, era muito curta, causando paradas constantes do equipamento. A troca das sapatas, no entanto, precisava vencer a dificuldade de efetuar a modificação e ao mesmo tempo não prejudicar as metas de produção da mina, sendo realizada no menor tempo possível.

Troca das sapatas aumentou a taxa de utilização do alimentador em 20%

“A maior complexidade envolveu o planejamento de toda atividade. Gastamos cerca de 150 horas de trabalho”, explica o engenheiro mecânico da Kinross, Alexandre de Oliveira, que coordenou o processo. “Apresentamos ao fabricante os problemas que estávamos tendo com o equipamento e ele propôs a maioria das melhorias aprovadas”, detalha. De acordo com Alexandre de Oliveira, a atividade foi executada pela equipe interna com supervisão técnica da Metso. A troca, milimetricamente desenhada, manteve o material das sapatas originais (aço manganês), mas envolveu um projeto totalmente novo da peça, desenvolvido especialmente para a aplicação da Kinross, com barras de arraste mais altas e um perfil otimizado. Para melhorar a vida útil dos rolos de retorno, o projeto envolveu ainda o aumento da aba das sapatas, o que permitiu a melhor distribuição da pressão na capa do rolo. Além disso, o fabricante desenvolveu um novo rolo de retorno com material mais resistente ao desgaste, portanto, com maior vida útil.

Com a compra, empresa passará a fornecer engrenagens e pinhões sobressalentes

Os resultados da mudança compensaram a intervenção. Hoje, com capacidade nominal de 7.800 toneladas/hora, o alimentador teve um aumento médio de 20% em sua taxa de alimentação e a Kinross se prepara para medir outros efeitos. “Como a instalação foi feita em maio deste ano, ainda não pudemos mensurar – de forma completa – os ganhos em vida útil dos rolos de carga e das próprias sapatas”, detalha Oliveira. O engenheiro explica ainda que, além das sapatas, outras modificações significativas foram implementadas. Entre as mudanças complementares, ele cita a alteração da inclinação dos mancais e a mudança no projeto do cubo e do segmento do eixo de acionamento. “Temos uma relação de parceria, onde a Metso nos propõe a implementação das inovações que ela desenvolve”, finaliza Oliveira.

“A Metso desenvolve constantemente seus produtos, e os Alimentadores de Sapatas não são exceção. Essas inovações trazem vários benefícios como aumento de confiabilidade e de produção, como foi o caso das melhorias na máquina da Kinross, fabricada em 2007 e atualizada com essas inovações no final de 2013”, destaca Henrique Tibagí de Oliveira, Chefe de Produto responsável na fábrica pelo produto Alimentador de Sapatas.

Fonte: Revista Minérios & Minerales