O engenheiro José Fernando Coura, presidente do Sindiextra (Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais), vice-presidente da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais) e diretor-presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), recebeu uma condecoração de Barão dos Cocais (MG) com a Comenda Especial dos 70 anos de emancipação-político administrativa do município.
A homenagem, na categoria especial, foi concedida apenas a Fernando Coura, em reconhecimento à sua contribuição com o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida do povo cocaiense. Em 2007 ele já havia recebido o título de Cidadão Honorário da cidade.
Homenagens
Coura é uma das personalidades mais homenageadas de Minas Gerais, por já ter recebido reconhecimento de cidades mineiras e de outros estados. O título de cidadão honorário também já foi entregue pelas cidades João Monlevade, Santa Bárbara, Itabira, Uberlândia e Paracutu (MG) e pelos estados do Espírito Santo e Pará.
Outras homenagens que fazem parte do currículo do engenheiro são as medalhas “Santos Dummont”, “Inconfidência” e “Juscelino Kubitscheck”, concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais; a “Grande Medalha de São Gonçalo do Rio Abaixo”, as Medalhas de Mérito “Padre Mendes”, da Escola Técnica Federal de Ouro Preto e “Ex-aluno Destaque”, da Escola de Minas de Ouro Preto em 2013. As Medalhas “Paulo Camilo de Oliveira Penna”, “Juscelino Kubitschek”, o Prêmio de Desenvolvimentista Mineiro da Associação dos Economistas de Minas Gerais; a Medalha de Ordem do Mérito “Imperador Dom Pedro II”, entregue pelo Corpo de Bombeiros do Estado; e a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo de MG, o “Troféu Carlos Drummond de Andrade”, os títulos de “Amigo Emérito da Polícia Militar de Minas”, de “Colaborador Emérito do Exército”, a “Comenda Amigo da Marinha”, concedida pelo 4° Distrito Naval do Ministério da Marinha de Belém (PA), o Prêmio Bom Exemplo da Categoria “Economia e Desenvolvimento de Minas” da TV Globo e o Grande Colar da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Ativismo sustentável
Fernando defende a extração de minério de forma responsável e vê no setor uma das principais fontes para geração de renda e desenvolvimento dos municípios. Para acompanhar a atividade, ele atua como membro titular dos conselhos da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), do CBH Velhas (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas), do Cegem (Conselho Estadual de Geologia e Mineração), do Comitê da RBSE (Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço) e da Copam (Câmara Normativa e Recursal, URC Rio das Velhas e Paraopeba).
Além disso, é diretor executivo da JFR Consultoria Mineral, da AVG Siderurgia e da LMA Mineração, empresas que prestam assessoria a organizações em projetos de investimentos, desenvolvimento de produto, operações de minas, comercialização e apoio institucional na área mineral. Ele também atua com assessoramento em Relações Institucionais e Governamentais e participa do conselho de várias empresas e órgãos governamentais.
Ex-secretário-adjunto de Estado de Minas e Energia, Fernando Coura possui importantes trabalhos publicados no Brasil e no exterior, como “Levantamento Aerogeofísico de Minas Gerais”, apresentado no 12° Simpósio Internacional de Mineração, em Belo Horizonte; “Uso de computadores na mina de Caulim do Jarí”, apresentado no 13° Congresso Mundial de Mineração, em Estocolmo (Suécia), em 1987; “Geologia Caulim do Jarí”, apresentado no 34° Congresso Brasileiro de Geologia de Goiânia, em 1986; Plano de Aproveitamento Econômico e Projeto de Lavra da Mina do Morro do Felipe (Cadam), no Amapá; e o Ensaio Cronológico de Precursores da Geologia do Brasil – Revista da Escola de Minas, de 1975 e Província Espeleológica de Januária, em 1976.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários