O engenheiro metalúrgico John J. Jonas participará de uma sessão especial em sua homenagem durante o 69° Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – Internacional (ABM), que acontecerá de 21 a 25 de julho, em São Paulo (SP).
O tributo é devido aos esforços empreendidos para o desenvolvimento técnico-científico no Brasil, onde esteve pela primeira vez em 1978. Nesta época, lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e supervisionou as pesquisas de nove brasileiros: cinco professores em pós-doutorado, dois em doutorado e dois em mestrado.
Ele e seus orientados apresentarão uma síntese da produção científica sob sua supervisão durante o evento. Os temas abordados serão laminação a quente de aços carbono e inoxidáveis, modelamento matemático e texturas cristalográficas e transformações de fase.
A sessão será coordenada por Fulvio Siciliano, Ph.D., professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), consultor da Dynamic Systems Inc. eeditor do Caderno Técnico da Revista ABM. "Passei quase seis anos trabalhando com o professor Jonas na McGill. Inicialmente como estudante de Ph.D., depois como pesquisador associado e auxiliar de ensino. No final, publicamos juntos seis artigos em periódicos e quatro em conferências", conta.
O Pan American Materials Conference 2014 faz parte das comemorações dos 70 anos da ABM. Será realizado simultaneamente ao 69º Congresso Anual da ABM – Internacional, 14º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, 1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering e 1º Workshop de Tratamento de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão.
Trajetória acadêmica e profissional
John J. Jonas é considerado ícone na indústria metalúrgica e reconhecido por sua contribuição na área de deformação a quente de metais. Engenheiro metalurgista e Ph.D em ciências mecânicas, atualmente é professor emérito de metalurgia da McGill University, no Canadá.
Foi responsável pela criação de um laboratório na McGill para investigações sobre o comportamento de metais em altas temperaturas. Seu trabalho trouxe avanços na compreensão dos processos de amolecimento do aço, o que resultou em modelos computadorizados mais precisos para o controle de laminadores industriais.Além disso, ele e seus colegas de pesquisa obtiveram cinco conjuntos de patentes relativas à laminação de aço.
Em 1985, foi nomeado Presidente do Departamento de Processamento de Aço do CSIRA/NSERC, subsidiado conjuntamente pelo Canadian Steel Industry Research Association e Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada. Atuou no Conseil de la Science et de la Technologie, em Quebec (CA) e foi presidente do Painel Consultivo de P&D da AECL (Atomic Energy of Canada Limited). Possui mais de 800 publicações, cerca de 20.000 citações e já recebeu inúmeros prêmios, medalhas e condecorações concedidos por vários países e instituições.
Serviço
69º Congresso Anual da ABM – Internacional
Data: 21 a 25 de julho de 2014
Local: Frei Caneca Convention Center, São Paulo
Site: https://www.abmbrasil.com.br/congresso/2014/informacoes-gerais.asp
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários