Jonathan Victor Hill, VP de Exploração e Geologia de Mina da Jaguar Mining, afirma que há processo de desenvolvimento de nova área de interesse da mineradora no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

“No momento, a Jaguar Mining está 100% focada em seus ativos operacionais e de exploração estrategicamente importantes nessa região. O Quadrilátero Ferrífero é um Greenstone Belt altamente dotado que produz ouro de forma consistente há mais de 300 anos”, explica ele que também é consultor da empresa.

“A Jaguar tem mais de 30 mil ha de propriedades de exploração e mineração, e recentemente celebrou uma nova joint venture de exploração com a Iamgold, que adiciona quase outros 50% à área em potencial onde a empresa pode explorar ativamente.”

Jonathan tem mais de 30 anos de experiência em exploração global, operação de minas, bem como em desenvolvimento de projetos, incluindo África, Austrália e Américas. O executivo passou a maior parte de seus anos de atuação como geólogo na AngloGoldAshanti, onde recentemente ocupou o cargo de gerente de exploração da Colombia Greenfields.

“A Jaguar está explorando ativamente e atualizando regularmente o mercado sobre essas atividades. Com sete sondas de perfuração diamantadas operando atualmente, uma série de projetos novos e interessantes estão sendo desenvolvidos – tanto no subsolo quanto em nossa extemsa área de exploração”, diz.

Os primeiros resultados na Zona Basal, perto da Unidade MTL, em Conceição do Pará, e Córrego Brandão, próximo ao município de Caeté, em Minas Gerais, são encorajadores e os resultados começarão a ser divulgados em breve, afirma Jonathan.

“Qualquer descoberta, mesmo que modesta em tamanho, pode criar um valor imenso para a Jaguar, visto que existe capacidade extra significativa da planta em cada uma de nossas operações, de modo que novos recursos podem ser desenvolvidos rapidamente e operar com margens mais altas sem investimentos substanciais.”

A descoberta pela área de exploração é apenas o início do processo. O projeto em questão precisa ser avaliado de forma técnica e não técnica, que leva o projeto a passar por uma série de tomadas de decisão.

“A etapa de pré-viabilidade enquadra as várias opções para o desenvolvimento de projetos de mineração e, uma vez que um determinado cenário seja acordado, o estudo de viabilidade é realizado, o que culmina na decisão final de projeto e construção”, esclarece ele.