Software trabalha em conjunto com o Google Earth para definir localização da frota

Por Juliano Kuster e Fábio Alessandro de Azevedo, da Votorantim Cimentos*

O projeto “Iniciativa de redução de acidentes em Mineração com a tecnologia da empresa BlueTec”, implementado na unidade de Cantagalo (RJ), da Votorantim Cimentos, teve como foco a segurança na mineração e, como consequência, gerou outros dois benefícios associados à instalação do sistema: melhor controle de manutenção e produção, que deixaram de ser analisados aqui.

Atualmente, a operação está há cinco anos sem acidentes com afastamento e busca novas tecnologias para garantir consistência nos resultados. O sistema foi instalado em todos os equipamentos de pneus da mineração, incluindo o carro da supervisão e gerência.

O monitoramento é simples, de fácil gerenciamento e extremamente preciso e confiável, com baixo custo de aquisição e mensalidade. Através do sistema é possível gerar relatórios de velocidade, rotação do motor, acionamento de freios, além de definir as velocidades máximas em tempos de seca e de chuvas, com alarme sonoro quando essa velocidade é alcançada. Produz ainda a lista de violações, estatísticas, faz orankingpor operadores e gera o relatório de manutenção e produção.

No trabalho, cada operador recebeu o dispositivo IButton, indispensável para conseguir dar partida no equipamento. No aparelho, fica registrado o nome do funcionário e horário que iniciou suas atividades.

Esse gráfico traz as seguintes informações, Nome do operador e horário da atividade e em vermelho a velocidade e verde a rotação do motor, importantes para o gerenciamento.

O relatório estatístico, traz as seguintes informações: a velocidade máxima, distancia percorrida, rotação máxima, dentre outra importantes para a mineração, não destacadas, pois o projeto teve como foco a segurança. Vale ressaltar que todos esses relatórios são disponibilizados também em Excel.

Mostra nesse caso em especial que o colaborador teve a velocidade máxima em 41 km/h, sendo o limite de velocidade em 40 km/h, no relatório derankingesse colaborador obteve a nota máxima pois a violação foi somente de 6 segundos, tempo necessário para reduzir a velocidade, essa informação também é vista no relatório acima.

[themoneytizer id=”24055-16″]

Conclusão

Foi conseguido resultado extremamente satisfatório, conforme pode ser visto no relatório a seguir, no mês vigente a menor nota, baseada no relatório de infrações, foi de 9,993, sendo a máxima de 10. Isso mostrou que o sistema teve grande importância no gerenciamento da velocidade na mineração, sendo esse um dos maiores responsáveis por acidentes dentro do empreendimento. Interessante ressaltar que o controle funciona com integração com o Google Earth, mostrando a localização do equipamento dentro do empreendimento.

*Juliano Kuster, engenheiro de minas e gerente de Mineração, idealizador do projeto; e Fábio Alessandro de Azevedo, coordenador de Mineração, responsável pelo gerenciamento do projeto, ambos da Unidade Cantagalo da Votorantim Cimentos