A Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Carvão Mineral (Rede Carvão), braço operacional do Programa de Ciência e Tecnologia para o Uso Sustentável do Carvão Mineral (Procarvão), realizará em Gramado (RS) seu próximo encontro. O 3º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM) acontece de 21 a 24 de agosto, na Faurgs, e deverá ter a participação de aproximadamente 300 pessoas.
Além de pesquisadores da cadeia produtiva do carvão mineral que apresentarão seus trabalhos de pesquisa, comparecem também especialistas internacionais das mais respeitadas instituições de pesquisa mundiais. Entre os palestrantes já confirmados estão nomes internacionais como o dos europeus, Prof. Dr. Antônio Zucca, da Itália, Prof. Dr. Hirich Wilhelm Gudenau, da Alemanha, e Prof. Dr. Victor Zimla, da França. E também do Prof. Dr. José de Jesus e Prof. Dr. Juan Manuel Bazzara Burgos, vindos da Colômbia.
Segundo Carlos Hoffman Sampaio, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador da Rede Carvão, "será um ambiente ideal para apresentar trabalhos científicos e tecnológicos, estabelecer maior intercâmbio técnico-cientifico entre os pesquisadores, bem como para discutir temas atuais sobre a cadeia produtiva do carvão mineral".
Hoffman destaca a importância do estudo do carvão mineral e da discussão do tema com as áreas afins. “Tudo que hoje se faz com o petróleo pode ser feito também com o carvão mineral e muitas pessoas não têm este conhecimento”, explica o coordenador.
Dentre os temas que serão discutidos no congresso estão: Meio Ambiente Aplicado Ao Carvão, Conversão e Aplicações, Produção e Beneficiamento, Poluição Atmosférica – Cinzas de Carvão, Algas – Ácidos Úmicos, Alto-Forno e Petrografia, Drenagem Ácida de Mina E Geologia e Caracterização.
Fonte: Padrão