Imerys vence Prêmio Socioambiental do Instituto Chico Mendes

O projeto de Piscicultura da Imerys, mineradora que atua com caulim, foi contemplado com o Prêmio Socioambiental 2015, promovido pelo Instituto Chico Mendes na categoria Ação Socioambiental Responsável e que reconhece causas incentivadoras à defesa ao meio socioambiental.

O programa da companhia, que também recebeu a certificação do Selo Verde Chico Mendes, é realizado há mais de três anos no município de Ipixuna do Pará, visando qualificar pescadores para a produção familiar e associativa na comunidade de Vila Oliveira, com as ações que envolvem toda a comunidade, totalizando 31 pessoas beneficiadas.

A coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys, Clara Segón, afirma que o projeto traz muita satisfação e crescimento para a comunidade. “Este reconhecimento fortalece a política de desenvolvimento sustentável da Imerys. Ganhar este prêmio é uma forma de disseminar todos os esforços e investimentos que a empresa faz continuamente para desenvolver a economia das comunidades vizinhas, em harmonia com o meio ambiente”.

As atividades envolvem o acompanhamento mensal de uma consultoria técnica em piscicultura para seguir o desenvolvimento dos peixes, além de uma assistente social responsável pelo planejamento das atividades de capacitação dos associados. O projeto proporcionou uma infraestrutura melhor para a produção dos peixes, a capacitação dos moradores e o fortalecimento da associação dos pescadores. “Foi uma grande alegria que recompensa e multiplica o trabalho de todas as pessoas que já colaboraram com o projeto ao longo dos últimos três anos. E uma mostra de que estamos seguindo o caminho certo”, completa Clara.

Fonte: Redação MM