OInstituto Brasileiro de Mineração(Ibram) realiza entre os dias 6 e 8 de agosto de 2014, em Belo Horizonte (MG), a oitava edição do CBMina, fórum que reúne o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea. O evento, que ocorre a cada dois anos, é resultado da parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Congresso tem o objetivo de promover a discussão e a difusão do conhecimento sobre avanços tecnológicos, solução de problemas, desafios e tendências para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea. Além disso, visa discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em talk-shows com líderes do setor mineral, workshop técnico sobre tema de grande destaque, palestras, trabalhos técnicos e a exposição de equipamentos e serviços.
Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin, é de extrema importância que o setor esteja em permanente discussão. “O setor mineral é um dos mais importantes para a economia brasileira. Abriga uma enorme massa de trabalhadores, além de representar entre 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). A mineração é uma atividade determinante para o sucesso da balança comercial nacional e, por isso, deve estar sempre se atualizando”, afirma.
Mancin ressalta ainda que, desde a primeira edição, o evento tem como foco congregar a academia e a indústria mineral, criando oportunidades mútuas e um ambiente fértil para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral.
A apresentação de trabalhos técnicos durante o CBMina pode ser feita por estudantes e profissionais de diferentes empresas do ramo da mineração. As submissões estão abertas, podem ser efetuadas pelo sitewww.cbmina.org.bre seguem até 18 de abril de 2014. A Data limite para efetivação da inscrição do autor apresentador para inclusão do Trabalho no Programa Oficial e no CD-ROM do Congresso é no dia 6 de junho de 2014. Serão premiados os três melhores trabalhos na Categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor trabalho na Categoria “Profissional”
Os trabalhos devem abordar temas como Barragens de Rejeitos (tecnologia, implantação e gestão), Controle de Qualidade, Economia Mineral/Avaliação Econômica, Fechamento de Mina, Geomecânica Aplicada, Hidrogeologia (gestão de recursos hídricos e controle de drenagem ácida), Meio Ambiente (controle ambiental e recuperação de áreas mineradas), Operações Unitárias (automação e outras tecnologias), Planejamento de Lavra, Saúde e Segurança, Ventilação de Mina Subterrânea, Mineração e Sustentabilidade (biodiversidade e comunidades) e Prospecção e Exploração Mineral.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários