Parceiras em um parque eólico onshore em construção no Nordeste do Brasil, que fornecerá eletricidade à mina de bauxita da Hydro, Paragominas, e à sua refinaria de alumina, Alunorte, a Hydro Rein e a Macquarie Asset Management, definiram que formarão uma joint venture (JV). Por meio de acordo, a Hydro deterá os 50,1% restantes da empresa e a Macquarie pretende investir 332 milhões de dólares para obter uma participação de 49,9%. A transação avalia a Hydro em US$ 333 milhões. Com o capital fornecido pela Macquarie, a Hydro Rein deverá ser totalmente financiada para seus atuais projetos em construção e custo de desenvolvimento para projetos em pipeline nos próximos anos, com a ambição de se tornar autofinanciado.
Por meio de Contratos de Compra de Energia (PPAs), a Hydro e a Macquarie também trabalharam juntas em projetos de parques eólicos na Suécia em 2017 e 2018. “Esta transação representa um marco importante para a execução da estratégia da Hydro de crescer em energia renovável. Lançamos as ambições de energias renováveis da Hydro por meio da Hydro Rein há menos de três anos. A empresa construiu um portfólio sólido e todos estes serão contribuições fundamentais para a redução das emissões de CO2 para a Hydro e outras indústrias”, afirma a Presidente e CEO Hilde Merete Aasheim.
“Estamos entusiasmados por entrar no próximo capítulo da transição da Hydro para emissões líquidas zero junto com um parceiro sólido como a Macquarie Asset Management. Acreditamos que a sua força comercial e a sua experiência líder no desenvolvimento de projetos renováveis globais complementarão a Hydro Rein e acelerarão as ambições da empresa de descarbonizar as indústrias”, afirma Aasheim.
Todos os ativos da Hydro Rein no Brasil, Dinamarca e Suécia e todos os projetos de soluções energéticas serão incluídos na joint venture. Os projetos da Hydro Rein na Noruega também serão incluídos na joint venture, exceto para potenciais projetos eólicos onshore localizados nas regiões próximas às fundições da Hydro, como a Snøheia Industrikraft. Esses projetos continuarão a ser desenvolvidos e de propriedade da Hydro em conjunto com parceiros locais.
Além de projetos eólicos e solares, a Hydro Rein está trabalhando em projetos de soluções energéticas, como armazenamento de baterias, eficiência energética e geração local na Europa e na América do Norte. Um total de 30 plantas da Hydro estão atualmente no escopo do pipeline e leads e projetos-piloto foram realizados no Canadá, Alemanha, Suécia e Noruega.
Sujeito à aprovação, o fechamento da transação para a formação da joint venture está previsto para o segundo trimestre de 2024.
Últimos Comentários